(Da redação) – O estudo divulgado nesta sexta-feira, 26, pelo Global Carbon Project (GCP) aponta que os países em desenvolvimento emitem metade do carbono do mundo.

Até 2005, segundo o relatório Carbon Budget and Trends 2007 (Orçamento do carbono e tendências) os países ricos eram os responsáveis pela maior parte das emissões de CO2. “Hoje, os países em desenvolvimento respondem por 53% do total”, dizem os cientistas. China e Índia lideram esse ranking. Em 2006, a China ultrapassou os EUA em índice de emissões, e se tornou a país que mais polui no mundo.

Em 2007, as emissões de carbono totalizaram 10 bilhões de toneladas. Somente a proveniente dos combustíveis fósseis chegaram a 8,5 bilhões de toneladas. O estudo, assinado por oito cientistas, também revelou que a queima de combustíveis fósseis dos últimos sete anos é quatro vezes maior do que a registrada na década passada.

O GPC ainda apontou que a quantidade de carbono observada na atmofesra, no ano passado, estava 37% acima do que teria sido em 1750, início da Revolução Industrial. O relatório também afirma que as bacias naturais, como oceanos e florestas tropicais, tiveram sua capacidade de sequestrar o carbono reduzida em 5% nos últimos 50 anos.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Vestibular 2009 Centro Universitário Senac. Clique e inscreva-se.

Publieditorial: Mulher cria vestido que vira porta pra comer BIS escondida

Sem mais artigos