(Da redação) Há uma década, o pedreiro Evandro dos Santos, morador do subúrbio carioca de Vila da Penha, começou a montar uma biblioteca em casa. Seu objetivo era trazer conhecimento e cultura às pessoas do bairro. Depois de um tempo, seu acervo já passava dos 55 mil volumes.

Nesta sexta-feira (12), a biblioteca muda de endereço. E para melhor. Será inaugurada no mesmo bairro a Biblioteca Comunitária Tobias Barreto de Meneses. O prédio foi criado a partir de um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. O espaço conta com auditório, salas de leitura e de aulas de espanhol, italiano, inglês, alemão e francês.

“Já temos 40 alunos, aqui da comunidade, inscritos”, disse ele à reportagem do G1. Entre seus planos, está a criação de uma faculdade de letras, com cursos dados por professores aposentados.

Ao longo dos anos, Evandro nunca recusou uma doação, chegando a viajar de ônibus carregando pesados sacos cheios de livros. Para a biblioteca que abre nesta sexta-feira, ele conseguiu um financiamento de R$ 651 mil do BNDES.

A presença de Niemeyer no projeto ajudou o dinheiro a sair. Ele conta que chegou nele depois que o viu dando uma entrevista ao vivo na TV. Ligou para a produção do programa, que o colocou em contato com o arquiteto. Dois anos depois, o sonho começava a virar realidade.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!
Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Sem mais artigos