Desde que somos bem pequenas, somos ensinadas de que para sermos uma princesa, devemos estar sempre muito bem arrumadas, lindas e perfeitas. Na Espanha, essa pressão pela beleza está sendo reforçada pelo spa Princelândia, que estimula as meninas a partir de cinco anos a fazerem suas unhas, passarem maquiagem e até mesmo oferece oficinas de culinária. Além disso, com sua decoração toda em tons de rosa (até mesmo as perucas das atendentes!), bem no estilo “menininha”, está sendo acusada se estimular os estereótipos de gênero no país.

Princelândia é acusada de promover estereótipos de gênero (Crédito: Divulgação/Reprodução)

Princelândia é acusada de promover estereótipos de gênero (Crédito: Divulgação/Reprodução)

Outras das críticas que a franquia vê recebendo é a de promover a sexualização precoce dessas meninas. A unidade de Sabadell, por exemplo, que foi inaugurada em junho, já foi pichada nada menos que nove vezes com frases feministas como “Princelândia é violência de gênero”. O Projecte Ella, por sua vez, criou uma campanaha nas redes sociais que pede que a franquia seja fechada com a hashtag #StopPrincelandia.

A Princelândia não existe apenas na Espanha, tendo também suas unidades em Portugal e no México. E se você acha que estamos a salvo disso, infelizmente não, pois ela deve inaugurar sua primeira unidade no Brasil em 2015, espalhar um pouco do seu sexismo por aqui. Vale ressaltar que o dono da rede, Miguel Ángel Parra, se defendeu dessas críticas afirmando que se meninos também quiserem participar das atividades, são bem vindos: “Meninos e meninas podem brincar e se fantasiar do que quiserem”. O que você acha de tudo isso?

Princelândia (Créditos: Divulgação/Reprodução)

Princelândia (Créditos: Divulgação/Reprodução)


int(1)

Polêmica: curso de princesa para crianças é acusado de reforçar sexismo e sexualizar crianças