(EFE) – O Governo organizou hoje em todo o Japão suas simulações anuais de evacuação em caso de grande terremoto por causa do Dia da Prevenção de Desastres que lembra o Grande Terremoto de Kanto de 1923, informa a agência local "Kyodo".

Os exercícios de prevenção contaram este ano com a participação de perto de 590.000 pessoas. Este simulacro é organizado a cada ano por volta do dia 1º de setembro por causa do dia da Prevenção de Desastres em lembrança do Grande Terremoto de Kanto, que causou a morte e o desaparecimento de mais de 140.000 pessoas em 1923.

O simulacro começou com o anúncio por parte do ministro porta-voz japonês, Nobutaka Machimura, que um suposto terremoto de 8,6 graus com epicentro no litoral de Wakayama tinha afetado as províncias de Aichi, Mie, Wakayama e Kochi (centro do país), segundo a "Kyodo".

Trata-se da primeira vez que estes exercícios simulam um terremoto de perto de 8 graus centrado nas áreas entre as costas da província de Shizuoka e Shikoku (centro do Japão), que normalmente ocorrem uma vez a cada 100 anos.

Os últimos terremotos que afetaram estas áreas ocorreram em 1944 e 1946, por isso que se considera provável que aconteça um grande terremoto durante a primeira metade do século XXI, segundo a "Kyodo".

Os simulacros começaram no domingo passado com exercícios conjuntos de um grupo de 15.000 membros das Forças de Autodefesa do Japão, Forças Armadas dos EUA e equipes de resgate da Coréia do Sul e Taiwan na área metropolitana de Tóquio.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Sem mais artigos