Muitas vezes, a violência doméstica é disfarçada com lágrimas contidas, soluços abafados e o silêncio dolorido e envergonhado das vítimas. As marcas, porém, vão além dos cortes e hematomas pelo corpo, olhos arroxeados e lábios feridos. É uma agressão que também atinge e compromete o emocional de mulheres espalhadas pelo mundo. Quebrar o silêncio a respeito desse abuso é fundamental para a devida responsabilização dos agressores, mas não é algo simples e livre de temores, traumas e receios.

O objetivo do artista e ativista italiano AleXsandro Palombo é justamente lutar contra essa realidade. Em virtude do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, lembrado em 25 de novembro, AleXsandro criou o projeto “A vida pode ser um conto de fadas, se você quebrar o silêncio”com fotografias editadas de celebridades aparentando sinais de violência doméstica. A série tem imagens fortes e conta com a participação de estrelas como Madonna, Kim Kardashian, Angelina Jolie, Miley Cyrus e Kendall Jenner, com a mensagem de que nenhuma mulher está imune a essa realidade.

Miley Cyrus  Life Can Be A Fairytale #BreakTheSilence Contemporary Art Poster Domestic Violence Women Abuse Social Campaign #StopViolenceAgainstWomen #WomenRights by Artist aleXsandro Palombo Web Madonna Ciccone Life Can Be A Fairytale #BreakTheSilence  Poster Domestic Violence Women Contemporary Art for a good cause #StopViolenceAgainstWomen #WomenRights by Artist aleXsandro Palombo Web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“A grande complicação desse tipo de agressão é o silêncio em torno dela, um silêncio que mata ou causa danos mais graves que outras doenças ou acidentes. A violência doméstica é um câncer social que atinge diversas mulheres, seja você uma pessoa anônima e simples ou uma celebridade. Para acabar com isso, é preciso usar o poder da educação e conscientização sobre respeito e igualdade”, defende o artista.

Essa não é a primeira causa defendida por AleXsandro. Você já deve ter ouvido falar a respeito do trabalho do cara no lançamento daquela campanha “COWARD” (que em português significa “covarde”), em 2014, com princesas da Disney exibindo sinais de violência doméstica e cartazes acusando os “príncipes encantados” como autores das agressões.

Na série “SURVIVOR”, ele também retratou as figuras clássicas da Disney como sobreviventes do câncer de mama, com cicatrizes de mastectomia, um processo cirúrgico invasivo e traumático para muitas mulheres que precisaram retirar um ou até duas mamas.

Veja a nova série completa de AleXsandro Palombo aqui:

BreakTheSilence: celebridades também podem ser agredidas

"A vida pode ser um conto de fadas, se você quebrar o silêncio"
Créditos: Divulgação

int(1)

"Quebre o silêncio": artista recria fotos de celebridades com sinais de agressão