*Por Giovanna Tavares e Juliana Tozzi

CUm8CH8XAAAYq6I

Ele já reclamou da sua postura “atirada” e do comprimento da sua saia, riu daquela piadinha machista na roda de amigos na sua frente e, quando questionado, te chamou de louca. E aí, se identificou com algum pedacinho dessa história? Desde a noite dessa segunda-feira, 24 de novembro, mulheres de todo o país estão quebrando o silêncio com a hashtag #meuamigosecreto, no Twitter e no Facebook, que pretende denunciar comportamentos e discursos machistas de amigos, namorados, familiares e conhecidos.

É triste e dolorido, mas inquestionável: muitas mulheres já tiveram algum tipo de relacionamento com um “amigo secreto” abusivo, ainda que a postura ou comentários preconceituosos fossem carregados de uma sutileza cínica e opressora.

Deborah Souza

A advogada e política brasileira Luciana Genro também participou e deixou um recado em seu Twitter a respeito de um “amigo secreto” muito comum na sociedade:

amigo12

Violência doméstica, opressão, discriminação, desigualdade salarial, relacionamentos abusivos… Cada mulher tem uma história diferente para contar com a hashtag #meuamigosecreto. Você já se identificou com alguma dessas histórias ou tem uma nova para denunciar? Separamos alguns dos melhores posts que estão rolando nas redes sociais. Conte o que você sabe sobre o seu amigo secreto também!

Sem mais artigos