A série fotográfica da francesa Céline Bodin, batizada de The Line, é o tipo de coisa que promete resgatar toda a nostalgia das mulheres que já são casadas e sensibilizar àquelas que tem esse sonho. Nela, você poderá ver jovens garotas usando os vestidos de noiva que foram de suas mães posando como se estivessem em um casamento fictício para um “álbum de família”.

As meninas que aparecem nas fotografias são tanto modelos que Céline já conhecia anteriormente, quanto filhas de amigas ou pessoas da família da própria fotógrafa, o que permitiu que ela já conhecesse a personalidade de cada uma delas. Nenhum dos pais esteve presente no momento em que as fotos foram tiradas, deixando as garotas sozinhas com a fotógrafa.

De acordo com Céline, a experiência de estar usando o vestido que foi de suas mães foi um tanto quanto estressante para as meninas, que assumiram um ar reservado e de humildade, como se o tecido por si só demandasse uma reverência ou algo assim.  “As meninas não sentiam um senso de propriedade, ao invés disso, agiam como se estivessem fazendo algo proibido”.

Já as mães assumiram diferentes atitudes quando ficaram sabendo do conceito do ensaio, enquanto umas ficaram bastante tocadas, outras pareceram um tanto quanto hesitantes na hora de aceitar, assumindo uma postura mais protetora. O legal em observar no resultado é o resgate de memórias e a sensação de passagem do tempo.

Garotas usando os vestidos de noiva de suas mães


Créditos: Reprodução/Céline Bodin

int(1)

Todas de branco: ensaio mostra jovens garotas usando os vestidos de noiva que foram das mães

Sair da versão mobile