Você entraria em um banheiro público com paredes transparentes? Esta é a proposta de dois modelos de toilets implementados em Tóquio, no Japão, que apesar de parecerem inviáveis, são surpreendente úteis e exigem um simples “truque”para se transformarem em um banheiro comum.

Os locais são criações do arquiteto Shigeru Ban. A transparência permite que, já de fora, o usuário veja se o banheiro está ocupado e limpo. Quando vai utilizá-lo, basta trancar as portas que as paredes se tornam automaticamente opacas. Durante a noite, o local ainda ilumina o parque.

A iniciativa é da The Nippon Foundation, que lançou o projeto “The Tokyo Toilet” a fim de desmistificar banheiros públicos, vistos muitas vezes como “escuros, sujos, fedidos e assustadores”. O objetivo é incentivar os cidadãos a usufruírem desses espaços, tornando-os “acessíveis para todos, independente de gênero, idade ou  deficiência”, afirmou a fundação em seu site.

Para isso, o projeto escolheu renomados arquitetos para criarem espaços convidativos e inovadores que serão construídos em 17 locais do bairro de Shibuya. Três deles já estão disponíveis para utilização do público.

Os banheiros diferentões de Shigeru Ban estão localizados nos parques Yoyogi Fukamachi e Haru-no-Ogawa. Ambos possuem cabines para o público feminino, masculino e com deficiência. Entre as facilidades estão cadeira de bebê e adaptações para pessoas ostomizadas.

Banheiros transparentes do Japão

Banheiro masculino Créditos: Reprodução/The Tokyo Toilet

int(1)

Tóquio tem banheiros públicos transparentes que são surpreendentemente práticos

Sair da versão mobile