(Da redação) – O maior vestibular do país está encolhendo. Segundo as últimas estatísticas da Fuvest, foram 138.242 inscritos para a primeira fase de provas deste ano. O último menor indíce foi registrado em 1997. Em 2006, o vestibular bateu recorde de inscritos – 170 mil estudantes.

Especialistas apontam que esses números representam um reflexo do ensino superior no pais. Nos últimos dez anos, houve uma aumento de 200% nas vagas das universidades públicas e privadas. Por outro lado, a oferta no ensino médio não acompanhou esse crescimento. Em São Paulo, em 1998, havia 303 mil vagas no ensino superior. Segundo o último censo do Ministério da Educação (MEC), de 2006, esse número subiu para 920 mil.

Ainda em São Paulo, hoje a faixa de estudantes que concluem o ensino médio diminuiu, em comparação a 1998, que era de 480 mil. O Programa Universidade para Todos (ProUni), do governo federal, também contribuiu para haver uma menor procura nas universidades públicas. Neste ano, a Fuvest oferece 10.557 vagas na USP, na Santa Casa de Misericórdia e na Academia de Polícia Militar do Barro Branco.

Vestibular 2009 Centro Universitário Senac. Clique e inscreva-se.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está a um clique daqui!

Sem mais artigos