(Da redação) – A Universidade de São Paulo (USP) apresentou nesta sexta (12) o projeto de seu primeiro prédio ambientalmente sustentável. Ele vai abrigar o Centro de Estudos de Clima e Ambientes Sustentáveis (Cecas) e será construído na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, na confluência da Rua do Matão com a travessa V.

Com três pavimentos, o prédio terá seis mil metros quadrados e vai custar R$ 5 milhões. Ele terá controle da radiação solar por meio de protetores solares externos automatizados, otimização da iluminação natural, ventilação natural com controle automatizado, ar condicionado solar no auditório e sala de servidores, resfriamento do ar pelo solo e captação de água de chuva para reaproveitamento em bacias sanitárias e irrigação de jardim, entre outros itens cuidadosamente planejados para aproveitar ao máximo recursos naturais e não degradar o ambiente.

O projeto do prédio é uma parceria entre o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosferias (IAG) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). O Cecas é composto pela Rede Temática sobre Mudanças Globais, o Centro de Ciências da Terra e do Ambiente e o Laboratório de Modelos para a Sustentabilidade das Construções.

Novo discador V2. Navegue pela Internet e ganhe grana!

Baixa Hits. A mais completa loja de Música digital da Internet está há um clique daqui!

Sem mais artigos