Um dos temas mais falados no mundo todo – seja em livros, séries, filmes, minisséries – é com certeza o vampirismo. E como hoje é sexta-feira 13, nada melhor do usar o assunto para abrir a aguardada 21ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo ao público – e quem for fantasiado de algum personagem famoso vai entrar de graça. José Mojica Marins, o famoso Zé do Caixão abre o evento.

Infelizmente a mesa A Eternidade de Drácula, com Dacre Stoker, sobrinho-bisneto de Bram, criador do Drácula, programada às 19h, foi cancelada. Segundo a organização do evento, ele perdeu o prazo para tirar o passaporte, mas informou que uma nova data deve ser marcada. Stoker vem apresentar seu livro, Drácula, O Morto-Vivo, escrito em parceria com o especialista Ian Holt.

Às 13h, o cineasta José Mojica Marins abre o Salão de Ideias para bater um papo da Bienal do Livro falando da mais importante personagem do cinema fantástico brasileiro. Às 15h, é a vez de André Vianco, Martha Argel e Giulia Moon dialogar com o público sob o tema Por que o mito do vampiro continua vivo?. São três escritores que reinventaram o vampirismo na ficção brasileira.

Palco Literário

Sob a curadoria de Walcyr Carrasco (autor das novelas Cravo e a Rosa e Chocolate com Pimenta), o espaço vai promover debates sobre temas relacionados ao momento de definições em que vivem os jovens e a atração desta sexta, às 18h, será a consagrada atriz Regina Duarte.

Ela vai apresentar uma leitura interpretativa de textos literários e conversar com o público da Bienal. Em novelas, é a atriz que obteve os maiores índices de audiência no Ibope ao longo da carreira. Estreou, em 1965, na TV Excelsior, em A Deusa Vencida, de Ivani Ribeiro, direção de Walter Avancini e, no teatro, em A Megera Domada, de Shakespeare, dirigida por Antunes Filho.

Território Livre

O objetivo do espaço é oferecer importantes indicações aos jovens a partir do exemplo de quem já fez suas escolhas, definiu seus rumos e trajetórias, viveu experiências e acumulou conhecimento. E sob o tema Optei pelo esporte, Maurren Maggi, Juca Kfouri e Julio Casares serão os destaques.

A saltadora em distância Maurren Maggi fala de suas escolhas profissionais relacionadas ao mundo do esporte, suas motivações, investimentos pessoais, dificuldades de satisfações. A mediação ficará por conta de Juca Kfouri, com a participação de Julio Casares.

Abaixo você confere a programação completa do Salão de Ideias, Palco Literário, Território Livre, Cozinhando com Palavras e Exposição de Monteiro Lobato:

Serviço:

Bienal do Livro de São Paulo 2010

Quando: de 12 a 22 de agosto
Onde: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – CEP: 02012-021)
Quanto: entrada inteira custa R$ 10,00 e meia-entrada R$ 5,00**

Dia 12 de Agosto: das 10h às 22h
– Exclusivo para os profissionais do setor literário

Dia 13 de Agosto: das 10h às 22h PROMOÇÃO ESPECIAL!*
– Público em geral

Dias 13 a 21 de Agosto: das 10h às 22h
– Público em geral

Dia 22 de Agosto: das 10h às 20h, com entrada só até às 18h
– Público em geral

*PROMOÇÃO ESPECIAL! Entrada gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito. Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado.

**Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos, acima de 60 anos, não pagam ingresso apresentando carteira de identidade para comprovação. Menores de 12 anos não pagam.

Telefone: +55 11 2226-0400

Sem mais artigos