O Carnaval de rua de Paraty, com suas dezenas de blocos originais, como os Mascarados e o Bloco da Lama, promete uma festa incansável em 2014. Pelas ruas de paralelepípedos e casas coloniais do Centro Histórico, em vários bairros, praças e praias da cidade, os cordões vão passar cheios de alegria para distribuir aos visitantes. A festa começa na sexta-feira, 28 de fevereiro – data, aliás, do aniversário de Paraty – com música ao vivo, vários Djs e blocos tradicionais, como o Tarja Preta e o Ônibus.

A programação oficial de blocos inclui ainda os Paulos, Vamos que Tô, Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã, Acadêmicos da Patitiba, Tribo de Samba e muitos outros. A diversão será garantida também em bairros como Jabaquara, Trindade e Tarituba. Além dos blocos, haverá, como em todos os anos, a participação do Rei Momo, o desfile dos Mascaradinhos e os já bastante populares Banda Santa Cecília e Bloco da Lama, que arrastam multidões.

O Bloco da Lama é conhecido pelas “fantasias” usadas por seus participantes – todos se cobrem totalmente de lama e simulam uma tribo pré-histórica. Já os Mascarados começam a surgir logo depois do Dia de Reis, com o corpo coberto por roupas largas e o rosto tapado com máscaras de papel machê, para assustar transeuntes nas ruas, em especial as crianças. As máscaras mais comuns são as de caveira e chifres ou as deformadas, e eles andam em grupos ou solitários, apenas emitindo ruídos. Confira a programação oficial aqui.

Sem mais artigos