Pelo jeito os antigos esquemas para ver filmes estão mesmo desmoronando. Salas de cinema, VHS, DVD, BluRay, TV a cabo, tá tudo indo embora. O negócio é Netflix e afins. Ou nem isso?

Paramount_logo

Pois é. A Paramount Pictures, empresa velhérrima (foi inaugurada em 1912), superou todo mundo em termos de modernidade e decidiu fazer algo inédito: disponibilizou mais de 100 filmes de seu acervo, de graça, em seu canal no YouTube.

O canal se chama The Paramount Vault e exibe títulos variados como Ironweed (1987, de Hector Babenco, com Meryl Streep e Jack Nicholson), Hamlet (1990, com Mel Gibson e Glenn Close) e Mestres do Universo (1987, com Dolph Lundgren vivendo He-Man).

Para ver os filmes, basta clicar, e o filme passa normal, em streaming, como qualquer vídeo do YouTube. Mas… tem um detalhe: o canal só funciona para quem estiver em território norte-americano. Ou seja, através do YouTube dos EUA.

Outro detalhe: o repertório oferecido não é exatamente maravilhoso. São filmes clássicos (ou não), mas nada de muito bombástico ou imperdível. Isso mostra que a Paramount não quer se arriscar muito de imediato, despejando seus maiores tesouros no YouTube logo de cara.

O canal se apresenta como um lugar para mostrar a variedade de produção do estúdio. Ou seja, não propõe mostrar o que de melhor foi feito nesses mais de 100 anos, e sim uma pequena amostra.

Tem muita coisa trash, muito horror B, muitos clássicos obscuros dos anos 40, 50… Mas enfim, já é um avanço e quem sabe no futuro próximo isso se torne uma realidade geral? E aí então poderemos ver no YouTube obras-primas como estas listadas na galeria a seguir:

Os 100 Filmes Preferidos de Hollywood


Créditos: Divulgação

int(1)

Paramount faz a louca e libera mais de 100 filmes (de graça, tá?) no YouTube