Ela é filha de uma das mulheres mais sensuais do cinema, Melanie Griffith, e de um dos galãs dos anos 80, Don Johnson, e neta de uma musa de Alfred Hitchcock, Tippi Hedren. E teve como padrastos os calientes Steven Bauer e Antonio Banderas.

A sensualidade tá no DNA de Dakota Johnson, atriz protagonista de 50 Tons de Cinza, o filme fetichista do momento, que estreia nesta quinta-feira (12) no Brasil. E ela já provou que mereceu sim o papel. E, pelo o que já se viu nos trailers e fotos do filme, ela faz jus à sua herança. Fizemos a árvore genealógica da atriz de 25 anos para mostrar que seu charme e sexy appeal vêm de família.

A mãe

Como a mãe, Tipp, Melanie também começou a carreira como modelo. Estreou no cinema como a ninfeta Delly Grastner em Um Lance no Escuro (1975). Fez outros papéis de ninfeta, graças à beleza e corpo perfeito.

Depois de suspender– temporariamente- o uso de drogas e álcool, voltou às telas de cinema como uma prostituta que é assassinada misteriosamente em Dublê de Corpo (1984), filme do diretor Brian de Palma.

Torna-se símbolo sexual por causa desse e de outro filme que estrelaria mais tarde, Totalmente Selvagem (1986), em que vive Lulu/Andy, uma mulher sexy e totalmente desinibida.

Estrelou o blockbuster Uma Secretária do Futuro (1989), de Mike Nichols. O papel da secretária sexy, Tess McGill, lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia.

Além de Don, Melanie foi casada outras duas vezes: com o ator cubano Steven Bauer (1982-87) e o ator e diretor espanhol Antonio Banderas (1996-2014).

O pai

Quem se lembra do detetive James “Sonny” Crockett da série Miami Vice (1984-90)? Então, ele é o pai de Dakota. Don Johnson virou galã nos anos 80. Fez diversos outros papéis na TV e no cinema, ao lado de diretores como Quentin Tarantino (Django Livre, 2012) e Robert Rodriguez (Machete, 2010).

Johnson e Melanie se conheceram quando ele tinha 22 anos; e ela, 14. Ficaram juntos apenas seis meses, em 1976. Casaram-se de novo anos depois, em 1989, e terminaram em 1996.

A avó

Modelo novaiorquina, Tippi Hedren foi descoberta por Alfred Hitchcock depois de aparecer em um comercial de TV, no começo da década de 60. Logo, assinou um contrato com o diretor e estrelou um de seus filmes mais conhecidos: Os Pássaros (1963).

No clássico de Hitchcock, baseado no conto de Daphne Du Maurier, Melanie Daniels (Tipp Hedren) é uma sedutora socialite de São Francisco que conhece o advogado Mitch Brenner em uma pet shop. Interessada no advogado, ela aluga um barco a motor e vai atrás dele em Bodega Bay, pequena cidade na costa. Uma revoada de pássaros chega à pequena cidade, causando caos e destruição.

O filme pode ser visto como uma “uma ode perversa ao glamour sexual feminino, em todas as suas fases sedutoras, do frágil artifício à comovente vulnerabilidade”, como definiu a escritora norte-americana Camille Paglia.

Em outro filme de Hitchcock, Marnie, Confissões de Uma Ladra, Tipp interpreta Marnie, uma ladra compulsiva que vive mudando de emprego por causa de seus roubos. Acaba sendo descoberta pelo chefe Mark (Sean Connery), que é apaixonado por ela.  Ali, o mestre do suspense volta ao tema da sexualidade, evocando o amor fetichista, comportamento sexual bizarro e a frigidez.

Os padrastos 

Mesmo não tendo o sangue latino e espanhol dos padrastos, Steven Bauer e Antonio Banderas, com certeza Dakota sofreu influência na convivência com eles.

O espanhol Antonio Banderas se tornou um dos atores mais prestigiados da sua geração, com papéis supersensuais, como o Ricky de Ata-me (1989), de Pedro Almodóvar, ou Art de Quero Dizer que Eu Te Amo (1995), de Fernando Trueba. E o que dizer do instrutor de dança Pierre Dulaine de Vem Dançar (2006)?

O cubano Steven Bauer ficou conhecido pelo seu papel no longa Scarface (1983), de Oliver Stone. Seu personagem, Many Ribera, é o braço direito  de Tony Montana, vivido por Al Pacino. Teve uma participação na quarta temporada da série Breaking Bad, em 2011, como Dom Eladio. 

Família da protagonista de 50 Tons de Cinza


Créditos: Mike Coppola/Getty Images

 


int(1)

Descubra o DNA sexual da atriz protagonista de 50 Tons de Cinza

Sair da versão mobile