A tradicional Folia de Reis, surgida há mais de quatro séculos em Portugal para comemorar a visita dos Reis Magos a Jesus, começa neste domingo, 5 de janeiro, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, e vai até a segunda-feira 6, Dia de Reis. O evento encerra as festas do Natal Imperial da cidade, que contou com 75 espetáculos gratuitos de música, teatro e dança ao longo de todo o mês de dezembro.

A festa terá início às 11 horas, no Palácio de Cristal, onde se apresenta o grupo Três Reis Magos, criado em Petrópolis há mais de 50 anos. Já no Dia de Reis, às 17 horas, um cortejo sairá da Praça Visconde de Mauá em direção à Praça Dom Pedro. A cidade hoje tem três grupos de Folia de Reis, embora já tenha chegado a abrigar dez. Pela tradição, cada grupo cria o seu figurino de inspiração medieval e, acompanhado de instrumentistas e foliões, vai contando a história de Jesus através da música.

Promovido pela Prefeitura e pela Fundação de Cultura e Turismo, o Natal Imperial teve início no final de novembro e recebeu diversas manifestações artísticas em centros culturais, igrejas e praças. Neste sábado, 04, na derradeira apresentação do evento, no Palácio de Cristal, sobe ao palco o grupo Habanera, que apresenta seu repertório de latin jazz, às 20 horas, terminando a sequência de shows gratuitos das comemorações natalinas de Petropólis.

Sem mais artigos