O que pode ser melhor que viajar para um festival de gastronomia e como bônus ainda contar com shows de música gratuitos de artistas renomados? Esta é a proposta do 17º Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes, em Minas Gerais, que entra em sua reta final.

Para a parte cultural do Festival, foi promovida a integração dos estados visitados pela Expedição Fartura Gastronomia, que percorreu, este ano, mais de 11 mil quilômetros pelo Brasil, em busca de ingredientes e produtos típicos dos estados de Amapá, Roraima, Sergipe, Alagoas e Espírito Santo.

Neste final de semana, último do Festival, o destaque foi o encontro do capixaba Roberto Menescal com a amapaense Fernanda Takai, que aconteceu na noite desta sexta-feira, na praça principal da cidade, o largo das Forras.

Autor de canções como “O Barquinho”, “Você”, “Nós e o Mar”, “Bye, bye Brasil”, “Rio”, dentre outros clássicos, Menescal ajudou a levantar a bandeira do Brasil em todo o mundo, com uma brilhante carreira de compositor criando – ao lado de nomes como Carlos Lyra, Tom Jobim e Ronaldo Bôscoli – a Bossa Nova.

Já Fernanda Takai é natural de Serra do Navio (AP), e há 20 anos faz parte da banda Pato Fu, cantando, compondo e tocando. Já lançou 14 CDs e seis DVDs.

Já o Duofel, formado pelo alagoano Fernando Melo e o paulistano Luiz Bueno, se apresenta neste sábado, no palco intitulado largo do Chef. Responsáveis por criar uma nova linguagem para o violão brasileiro, sua música une o erudito e o popular, experimentando diferentes timbres com o uso de diversos violões.

No primeiro final de semana de festival, passaram pela cidade a banda Blues Etílicos, o Corda com Corda, de Roraima e a Coutto Orchestra, de Sergipe, estes dois últimos representando a música das regiões visitadas pela Expedição, que se completou, nesta sexta-feira com o Quinteto Amazon Music, do Amapá.

O Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes entrou no calendário da cidade mineira em 1998 e elevou o município a uma posição de destaque. Hoje o evento contabiliza números surpreendentes: já recebeu chefs de 18 países – como Espanha, França, Itália, Argentina, Estados Unidos e Alemanha; registrou a participação de mais de 630 chefs de cozinha, 160 festins e 77.000 pratos servidos nos jantares; viabilizou a presença de chefs de renome internacional; e já envolveu diretamente mais de 5.500 profissionais. 


int(1)

Festival de Tiradentes: música regional e grandes nomes agitam o evento

Sair da versão mobile