Juçara Marçal é atração do Fesitval Afreaka

Divulgação Juçara Marçal é atração do Fesitval Afreaka

A vocalista da banda Metá Metá Juçara Marçal é a principal atração do segundo ano do Festival Afreaka: encontros de Brasil e África Contemporânea, que, desta vez, descentraliza sua programação por diversos centros culturais da cidade de São Paulo.

Juçara, que, junto com Kiko Donucci e Thiago França, disponibilizou gratuitamente e de surpresa o disco MM3 para download nesta quarta-feira (25), fará uma palestra sobre a posição da música afro-brasileira na era digital, no dia 3 de junho, no Centro de Pesquisa e Informação do Sesc-SP, na Bela Vista. O festival acontece entre os dias 1º e 25 do próximo mês.

Outra atração é a cantora e atriz baiana Nara Couto, que fez participação especial na novela Velho Chico. Ela dará uma oficina de dança afro-baiana contemporânea no auditório Olido, no centro, dia 7 de junho.

Nara Couto fez participação em 'Velho Chico'

TV Globo/Reprodução Nara Couto fez participação em ‘Velho Chico’

Além das duas, nomes de grande importância no universo de artes, mídia, tecnologia e comunicação de países como Quênia, Nigéria, Uganda, Zimbábue, Egito, África do Sul, Gana, Moçambique e Angola também se apresentam durante o evento.

A programação, que pode ser conferida no site oficial do festival, se divide entre Galeria Olido, Centro Cultural de Formação Cidade Tiradentes, Centro Cultural da Penha e Centro Cultural da Juventude, com atividades gratuitas, e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, com preços populares.

Destinos bate e volta de São Paulo

A menos de 40km de São Paulo, Cotia abriga o Templo Zu Lai, um dos maiores budistas da América Latina. Não é necessário ser adepto da religião para conhecê-lo. A beleza e a tranquilidade da região são contagiantes: são inúmeros jardins, salas e locais incríveis. Todos os domingos, às 10h da manhã os visitantes podem participar de uma cerimônia com direito a mantras (palavras sagradas) e sutras (escrituras budistas) em chinês.  A visitação é gratuita e não é necessário marcar horário.
A cidade das artes, como é conhecida, fica a só 30km da capital. O passeio pela estância turística é rodeado de stands e lojas de uma feira gigante ao ar livre. São mais de 450 expositores espalhados pelo centro de Embu das Artes.  É possível encontrar de tudo: itens de artesanato, quadros, produtos de couros, esculturas, móveis rústicos e etc. Também não faltam opções de barracas com as mais diferentes comidinhas para a hora da fome.
No melhor clima de cidade chilena, São Roque tem pistas de esqui, patinação, teleférico, tobogãs e vinho.  O município fica a menos de 60 km de centro paulistano e conta com atrações para todas as idades. A Sky Montain Park garante aventura e adrenalina para os mais velhos e muita diversão para os mais jovens. Os preços variam de sete a trinta reais.  Na hora da refeição, a nossa sugestão é o roteiro do vinho. São mais de 30 estabelecimentos entre restaurantes, vinícolas e adegas.
Literalmente chegamos ao ponto mais alto das nossas dicas de passeio. Conhecida como o local da aventura, Boituva é opção para quem busca adrenalina em saltos de paraquedas e voos de balão. Os custos são variados. Negociando, é possível fazer paraquedismo por R$ 300. O passeio de balão sai na casa dos R$ 650 para dividir em até oito pessoas.
A cerca de 130km de São Paulo, Socorro atrai apaixonados por esportes de aventura e contato com a natureza. Verde e linda, a cidade fica encostada na Serra da Mantiqueira e as opções de passeios e esportes são muitas: canonismo,  arvorismo, raftin, caminhada em trilhas, tirolesa, asa delta, parapente, rapel, boiacross e etc.
Com a beleza das praias do litoral norte do Estado e a infraestrutura das cidades do sul, Guarujá é conhecida como a “Pérola do Atlântico”. Movimentada na alta temporada, o destino é sempre uma boa opção para os jovens - a vida noturna é agitada por boas baladas - e para quem busca a tranquilidade das praias mais afastadas. Ao lado de Santos, o Guaru, como é carinhosamente chamado pelos paulistas, fica a apenas 90km de São Paulo.
A cidade dos morangos é um destino bem procurado para quem busca natureza e tranquilidade. A menos de 70 km da capital pela rodovia Fernão Dias, Atibaia é um refúgio para quem quer respirar ar puro. A visita à Pedra Grande é um dos principais passeios, com 1,4 mil metros de altitude a vista do topo é fantástica.
Um pedaço da Holanda no Brasil, o município que faz parte da região metropolitana de Campinas é um dos destinos mais apaixonantes do Estado. A cidade das flores encanta com suas casas coloridas, tranquilidade e clima europeu. A arquitetura, o artesanato e a gastronomia típicos nos leva para os Países Baixos.
Com cachoeiras de encher os olhos e uma vista de perder o ar do alto da serra de Itaqueri, São Pedro faz a alegria de quem gosta de natureza. A menos de 200km de São Paulo, o destino também é uma das boas opções para quem busca aventura. Voos de balão e de parapente, tirolesa, rapel e trilhas são alguns dos esportes oferecidos aos visitantes.
Rota do Circuito das Águas do Estado, a cidade conta com uma natureza exuberante. Algumas trilhas levam a cachoeiras de tirar o fôlego. Águas de Lindoia também abriga o Thermas Water Park. A emoção é garantida com toboáguas, boias, playground, campo de areia e etc.
Rota para quem gosta de boa gastronomia, serra e tranquilidade a trinca de cidades é destino obrigatório. O charme do caminho pela Rodovia das Estâncias convida o viajante a algumas paradas. Em apenas um dia, é possível ir às compras e curtir o teleférico em Serra Negra, se encantar com o charme e beleza do centro de Amparo e se perder nas gostosuras dos doces e das choperias em Morungaba.

Festival sobre cultura africana terá Juçara Marçal e atrações gringas

Sem mais artigos