O final dos anos 70, com o auge da era disco, parece merecer a alcunha verdadeira de “o tempo que não terminou”. Os anos e as décadas passam, mas tal período continua sendo continuamente revisitado. Atualmente, com a reprise da novela Dancin’ Days (1978) no Canal Viva, e a proximidade da próxima novela das 18h da Globo, Boogie Oogie, que se passará no período, assistimos a um novo revival dessa era.

Mas isso não ocorre somente no Brasil. Nos EUA, a fotógrafa Meryl Meisler também aborda a famosa fase, com livro de fotografias e exposição, batizados de A Tale of Two Cities: Disco Era Bushwick.

Meryl clicou fotos históricas – e até agora, inéditas – do famoso e concorrido Studio 54, a grande discoteca de Nova York na época. E também clicou o povo em outros clubes noturnos. E mesclou tais imagens com cenas pitorescas do cotidiano do bairro suburbano de Bushwick.

O resultado é um curioso panorama de uma época marcante. O que se vê é um desfile de pessoas extravagantes, sejam frequentadores do Studio 54 ou crianças fashionistas nas ruas do bairro, de dia. O período coberto pela fotógrafa vai de 1977 a 1986.

Uma série de eventos e performances se desenrolam em Nova York desde o final de maio, marcando o lançamento do livro e a exposição. Se você estiver em Nova York neste sábado (14), por exemplo, pode conferir um debate sobre o assunto na Bizarre Black Box Gallery, no Brooklin. Se não, confira as melhores fotos na galeria acima.

Sem mais artigos