Não se esqueça da sua toalha!

Não se esqueça da sua toalha!

Todo dia 25 de maio, é comemorado no mundo inteiro o Dia do Orgulho Nerd. A data tem a ver com o aniversário de lançamento do primeiro filme de Star Wars, e também é quando se celebra o Dia da Toalha. Claro que, se você não se considera nem de longe um nerd, não vai saber do que estamos falando – mas explicamos.

O Dia da Toalha é relacionado à série de rádio (que virou coleção de livros, que virou filme mais tarde) O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Nele, o autor defende as várias utilidades de uma toalha na jornada de um mochileiro, como está descrito no capítulo 3:

“Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”

Por conta disso, na data que homenageia a série, muitas pessoas aproveitam do orgulho nerd que possuem para exibir suas peças atoalhadas pelas ruas. Como nós, do Virgula Diversão, queríamos encontrar essas pessoas, sem precisar passar o dia em um cruzamento movimentado da Avenida Paulista, decidimos aparecer em um evento de uma editora de ficção científica, a Aleph. Além de ouvir uma conversa interessante com o editor Adriano Fromer e os autores Eric Novello e Felipe Castilho, aproveitamos para conversar com os presentes e saber: afinal, o que faz você se orgulhar de ser nerd?

Como já era de se esperar, as respostas vão muito além do estereótipo do adolescente magrelo, de óculos e sem habilidade social. Veja na galeria abaixo o que a galera falou; vai que você também é um nerd e esqueceu de comemorar?

 

Sem mais artigos