A PUC-SP está preparando um seminário para debater o golpe militar de 1964, que completa 50 anos em 2014. Virgula Diversão apurou que o evento, previsto para o primeiro semestre, trará convidados internacionais para discutir aspectos diplomáticos e geopolíticos da ditadura militar no Brasil. Além disso, editoras se preparam para lançar livros que estudam o período mais difícil da política brasileira.

Procurada pela reportagem do Virgula, a assessoria de imprensa da universidade não confirma a informação, mas diz que há eventos programados para 2014 que ainda não estão fechados. 

Mercado Editorial

A Zahar finaliza, para lançar em fevereiro, o título Ditadura e Democracia no Brasil: do Golpe de 1964 à Constituição de 1988, de Daniel Aarão Reis. Na obra, o professor da UFF analisa o regime por meio da relação entre a sociedade civil e os militares. A LeYa  publicará Ditadura à Brasileira, de Marco Antônio Villa. No livro, o historiador esmiuça os cinco governos militares pelos quais o Brasil passou.  

O jornalista Elio Gaspari lançará, pela Intrínseca, uma reedição de seus quatro livros sobre o período, A Ditadura Envergonhada (2002), A Ditadura Escancarada (2002), A Ditadura Derrotada (2003) e A Ditadura Encurralada (2004), além de versões digitais para e-readers como Kindle e iPad. Já a Companhia das Letras publicará a o Almanaque 1964, da jornalista Ana Maria Bahiana, um raio-x do panorama cultural e político do Brasil no ano do golpe.


int(1)

São Paulo terá seminário internacional para debater 50 anos do golpe militar em 2014