Diego Armando Maradona deve viajar nesta segunda-feira (25) para a Itália, onde é processado por uma dívida fiscal de mais de 30 milhões de euros, por impostos supostamente sonegados na época em que defendia o Napoli.

O advogado do astro argentino na Itália, Angelo Pisani, anunciou hoje que Maradona tem passagem reservada em um voo de Dubai, que aterrissará às 12h35 (9h35 no horário de Brasília), no aeroporto de Fiumicino, em Roma, segundo informa a imprensa italiana.

O ex-jogador, que atualmente vive em Dubai, deve participar de um programa de televisão na segunda-feira, e no dia seguinte dar uma entrevista coletiva, para falar sobre a disputa judicial com o Fisco italiano.

No início de fevereiro, Angelo Pisani, divulgou que a Comissão Tributária Central italiana confirmou a nulidade das investigações fiscais realizadas no final da década de 1980 sobre o Napoli e seus jogadores estrangeiros.

No mesmo dia, a Agência Tributária italiana negou que tenha ocorrido qualquer cancelamento da dívida de Diego Armando Maradona.

Segundo a Agência, a Comissão “não anulou, nem declarou extinta a dívida, assim como não a modificou”. O órgão ainda garantiu que está estudando as ações legais que pode tomar contra os responsáveis pela divulgação da notícia do cancelamento da dívida.

O fisco reivindicava a Maradona 40 milhões de euros, pela falta de pagamento do imposto das pessoas físicas IRPF entre 1985 e 1990, quando o argentino jogava no Napoli.

Em princípio, a dívida seria de 13 bilhões de liras (moeda antiga), que aumentou para 40 milhões de euros com o acréscimo de juros pela demora do pagamento.

Na tentativa de recuperar a dívida reivindicada, a Guarda de Finanças italiana já confiscou Maradona até mesmo brincos que Maradona usava enquanto se estava em uma clínica de emagrecimento do norte da Itália, que foram leiloados em 2010 por 25 mil euros.

Em 2006, aproveitando outra visita do astro do futebol argentino à Itália, o órgão confiscou um relógio Rolex avaliado em 11 mil euros.


int(1)

Advogado diz que Diego Maradona viajará para a Itália nesta segunda-feira

Sair da versão mobile