No fim da temporada passada, o Benfica somou três dolorosos vices. Se o time foi competitivo o bastante para chegar às finais em três campeonatos, sobrou decepção, já que o título português, a Taça de Portugal e a Liga Europa foram derrotas muito cruéis (relembre aqui). Só que neste ano a coisa mudou. O título português já está garantido, além das passagens às finais da Taça da Liga Portuguesa, da Taça de Portugal e da Liga Europa novamente.

O técnico Jorge Jesus tratou de colocar de lado a “maldição” lançada há décadas no futebol português, e quer ganhar um título internacional com os Encarnados, algo que o clube não consegue há 52 anos.

“Nunca tivemos fantasmas, mas sim uma luz que nos guiou. Fantasma é não ter a capacidade de chegar às finais. Se no ano passado chegamos às finais foi porque seguimos este caminho e vamos continuar”, disse Jesus nesta terça-feira (06) em coletiva de imprensa.

O fantasma ao qual o treinador se refere é a “maldição” relembrada na temporada passada, quando o Benfica teve os três vices. Na ocasião, discutiram no país a “maldição” do ex-técnico húngaro Béla Guttmann, morto em 1981. Em 1962, Guttmann cravou que nunca mais nenhum clube português venceria um torneio internacional. Se a praga fora desmentida pelo Porto já em quatro oportunidades (venceu duas Ligas dos Campeões de lá para cá, além de duas Ligas Europa), a frase fica mais marcada no Benfica, pois o húngaro marcou história justamente no lado vermelho de Lisboa, ganhando as duas Copa dos Campeões da Europa (a atual Liga dos Campeões) com o time em 1960/61 e 1961/62.

Guttmann voltou ao Benfica após quatro anos fora, em 1966, e, após breve passagem sem títulos, saiu “pela porta dos fundos” e lançou a famigerada “maldição”, justamente no ano em que a seleção de Portugal, comandada pelo atacante Eusébio, fez sua melhor apresentação na história das Copas do Mundo, chegando ao terceiro lugar no torneio jogado e vencido pela Inglaterra.

Confira as finais que o Benfica disputa ainda nesta temporada:

Taça da Liga Portuguesa (07/05):
Rio Ave x Benfica

Liga Europa (14/05):
Sevilla x Benfica

Taça de Portugal (18/05):
Benfica x Rio Ave

Sem mais artigos