Principal impasse da Arena Corinthians desde o momento em que o estádio foi escolhido como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014, por conta do valor extra a ser aplicado no montante final, as arquibancadas provisórias começaram a ser instaladas na última terça-feira (29) e farão com que o local, projetado inicialmente para receber 48 mil torcedores, tenha sua capacidade ampliada para 68 mil espectadores. Em visita realizada nesta quarta (30), o Virgula Esporte mostra como o palco está ficando para o Mundial do ano que vem.

Os trabalhos tiveram início no setor leste, onde serão instalados 2.500 novos lugares. Em seguida, as obras seguirão pelos setores norte e sul, onde ficará a maior parte dos assentos removíveis, com 10 mil de cada lado, completando um dos espaços vagos localizados atrás dos gols. A previsão de entrega do primeiro prédio é no início de dezembro.

No total, com as duas estruturas tubulares de sustentação de madeirite naval, serão 22.500 lugares removíveis no estádio para a Copa do Mundo de 2014, levando em conta todos os instalados nos lados leste, norte e sul. De acordo com informações passadas pela Odebrecht, construtora responsável pelas obras do estádio, a Arena Corinthians está atualmente com 92% de conclusão.

Atualmente, cerca de 1560 funcionarios trabalham na construção do estádio, sendo que 15 deles foram direcionados especialmente, em meio aos tubos e vigas, ara cuidar da montagem da nova estrutura temporária da Arena Corinthians.

Responsável pela obra nas arquibancadas provisórias, Júlio Siqueira Miranda já fez esse tipo de trabalho no Brasil. Ele foi designado a instalar os assentos removíveis da Arena Fonte Nova e também dos camarotes de alguns GP’s do Brasil de Fórmula 1.

Cadeiras instaladas

Todas as cadeiras brancas do setor leste, tando na parte inferior como a superior, já estão instaladas no novo estádio do Corinthians e o foco agora será a instalação no lado oeste, onde fica localizado os camarotes da arena. Além dos assentos, outro setor finalizado é a fachada de vidro localizada na entrada do prédio oeste, no avanço da escada monumental (veja na foto abaixo).

Cobertura perto do fim

Recentemente a quinta peça da cobertura do estádio foi instalada, restando apenas três unidades para que a estrutura do teto fique completa. Esta estapa está em reta final e ficará pronta no início de novembro. Já a previsão de entrega da Arena Corinthians está marcada para o fim de dezembro.

Vias de acesso

Além do estádio, as ruas e avenidas do entorno da nova arena também estão passando por uma grande reforma. O trânsito da Doutor Luís Aires, rua que passa em frente ao palco da abertura da Copa de 2014, teve algumas de suas rotas alteradas e virou um verdadeiro canteiro de obras. A finalização da alça de acesso do viaduto da Avenida José Pinheiro Borges ao centro de Itaquera é outra obra que está em andamento (confira na galeria acima e na imagm abaixo).

Ficha técnica detalhada da Arena Corinthians:

Área do terreno: 198.000 m²
Área construída: 189.000 m²
Fundação profunda com estacas pré-moldadas e estacas raiz: 3.520 unidades
Pilares pré-moldados: 900 unidades
Vigas pré-moldadas: 2.500 unidades
Lajes pré-moldados 900 unidades
Degraus pré-moldados: 4.000 unidades
Estacionamento descoberto: 1.943 vagas
Estacionamento coberto: 990 vagas
Camarotes: 89 unidades
Assentos fixos: 48.000 unidades
Assentos móveis: 22.500 unidades
Sanitários: 502 unidades
Lojas de concessão: 59 unidades
Elevadores: 15 unidades
Escadas rolantes: 10 unidades
Auditório: 1 unidade
Restaurantes/Sport Bar: 4 unidades
Cozinha industrial: 1 unidade
Fachada em pele de vidro (prédio oeste) 8.900 m²
Ar-condicionados: prédios Oeste e Leste
Cobertura metálica: 31.500 m²
Gastos previstos em contrato: R$ 820 milhões

Sem mais artigos