Com a realização do último clássico da primeira fase do Campeonato Paulista onde o Corinthians venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Pacaembu, uma conclusão foi possível tirar: os telespectadores estão menos interessados nos jogos entre os quatro grandes clubes do estado.

Em 2011, a TV Globo transmitiu cinco clássicos que obtiveram uma média de 21,8 pontos no Ibope. Já neste ano, a emissora carioca passou o mesmo número de clássicos, mas obeteve uma média de 18,6 pontos – cerca de 15% a menos que no ano passado.

A única diferença entre os dois anos foi que em 2011 a Globo escolheu por não transmitir o clássico Santos e Corinthians. Já em 2012, a opção foi por deixar de lado Santos e São Paulo.

Se no ano passado a partida de maior audiência foi entre São Paulo e Corinthians com 27 pontos. Neste ano, os clássicos que obtiveram os melhores resultados foram as duas que envolveram o Timão, ambos com 20 pontos de média.

Cada ponto registrado pelo Ibope equivale a 58.300 domicílios sintonizados. Para a análise, são considerados apenas os dados da grande São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.


int(1)

Audiência de clássicos paulistas na Globo sofre queda de 15% comparado ao ano passado