O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton decidiu alterar sua agenda pela África para assistir à partida das oitavas de final do Mundial África do Sul que os EUA e Gana disputarão no próximo sábado em Rustemburg, anunciou hoje em entrevista coletiva.

Clinton, presidente de honra do comitê que tenta levar o Mundial de Futebol aos EUA nos anos de 2018 ou 2022, esteve ontem no estádio Loftus Versfeld, de Pretória, na partida em que a seleção de seu país ganhou por 1 a 0 da Argélia, sentado junto ao presidente da Fifa, Joseph Blatter.

O ex-governante, que era presidente durante o Mundial dos EUA de 1994, visitou os jogadores nos vestuários e, previamente, comemorou o gol do meia Landon Donovan, que permitiu aos EUA acabar em primeiro do grupo C do Mundial.

“Ontem fiquei sem voz”, explicou Clinton, quem disse que tinha “sido muito diplomático até o gol”, e depois não deixou de encorajar à equipe americana.

Na quarta-feira, Clinton esteve com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, antes de ir à partida. Os dois trataram sobre os principais problemas que afetam o mundo atual, como a pobreza, saúde, aids e mudança climática.

Após sua visita à África do Sul, Clinton deve viajar ao Malauí e Tanzânia para visitar projetos da fundação que leva seu nome.


int(1)

Bill Clinton altera agenda na África para assistir jogo dos EUA