Apesar das derrotas para Chile e Uruguai, a seleção brasileira deixou boa impressão e encerrou sua participação no Campeonato Sul-Americano de Rugby com uma vitória convincente por 51 a 14 diante do Paraguai, nesta sexta-feira, no campo do Cataratas RC, em Puerto Iguazú, na Argentina. A vitória foi a quarta consecutiva contra os paraguaios, que terão que disputar uma repescagem contra o campeão do Sul-Americano B.

“Esta vitória reforça nosso projeto de evolução constante. O Paraguai sempre é um adversário de muito respeito e difícil de ser batido. Este Sul-Americano provou que o Brasil continua sua jornada para chegar ao grupo de elite do continente. A comissão técnica vem fazendo um trabalho de alto nível. Com a exibição de nossa seleção, mostrando capacidade administrativa, planejamento e jogadores de alto nível, temos certeza que em breve espaço de tempo teremos maior visibilidade”, afirmou Antonio Martoni, Gestor de Alto Rendimento da seleção masculina.

O Brasil dominou o jogo desde o início, e foi para o intervalo com o placar de 27 a 9 na frente. Na segunda parte, o time dirigido por Rodrigo “Toto” Camardon, manteve o ritmo e não deu chances para o rival reverter o resultado.

Os tries brasileiros foram marcados por Vitor Medeiros, João Luiz Da Ros, Pedro Rosa (2), Moisés Duque, Thiago Maihara, Julian Menutti, João Carlos Orioli e Lucas Duque. Menutti e Lucas Duque (2) foram os responsáveis pelas conversões.

Vale destacar que esta foi a maior vitória brasileira diante o Paraguai em toda a história, o que prova a evolução no esporte. “Demonstramos substancial melhoria no sistema de jogo e na preparação física, mas ainda temos muito chão pela frente. Continuaremos trabalhando incessantemente na obtenção dos recursos financeiros necessários para garantir a manutenção das melhores e mais competentes comissões técnicas para alto rendimento, visando alcançar melhores resultados dentro de nosso planejamento de longo prazo”, contou Sami Arap, presidente da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).

Agora chilenos e uruguaios, que já estão classificados, enfrentarão a Argentina em triangular que começa no dia 22 de maio. As duas seleções também já estão garantidas para esta fase no Sul-Americano 2012.

Veja os resultados dos jogos:

Primeira rodada
Brasil 6 x 25 Chile
Uruguai 102 x 6 Paraguai

Segunda rodada
Chile 71 x 3 Paraguai
Brasil 18 x 39 Uruguai

Terceira rodada
Brasil 51 x 14 Paraguai
Chile 21 x 18 Uruguai


int(1)

Brasil vence Paraguai na despedida do Sul-Americano de rugby