Duas camisas oficiais do Barcelona com autógrafos e mensagens escritas pelo atacante espanhol David Villa chegaram nesta quinta-feira à mina San José, no norte do Chile, para serem entregues aos 33 trabalhadores que estão soterrados desde o dia 5 de agosto.

Cristina Cubero, diretora de relações exteriores do jornal espanhol “El Mundo Deportivo”, foi a responsável por levar as camisas até a jazida, situada a 830 quilômetros ao norte de Santiago, na região de Atacama.

“Ânimo, mineradores”, diz uma das mensagens escritas nas camisas, uma das quais é para o grupo e a outra tem como destinatário Franklin Lobos, um ex-jogador profissional que está entre os soterrados.

Villa, segundo Cristina, se sensibilizou com a situação dos trabalhadores porque seu pai, seu avô, seu bisavô e muitos de seus parentes trabalharam por muitos anos em minas de carvão na região espanhola das Astúrias.

“Ele viveu toda sua vida em Tuilla, que é um povoado de mineradores. Seu pai trabalhou por 27 anos na mina e, quando David tinha 8 anos, houve um acidente naquela região que deixou quatro trabalhadores mortos, todos amigos de seu pai, que se salvou por um milagre”, explicou.

“David estava muito emocionado, com os olhos cheios de lágrimas enquanto escrevia para os mineradores. Este não é um gesto para parecer bom aos torcedores, é um gesto do coração”, explicou.


int(1)

Camisas autografadas por Villa são enviadas a mineradores soterrados