<br>
O Campeonato Carioca que começa neste sábado promete ser um dos mais emocionantes dos últimos tempos. As novas contratações e a troca de jogadores entre os clubes aumentou ainda mais a expectativa em cima do torneio.

Dois times saem na frente na disputa pelo título. Flamengo e Fluminense mantiveram a base do ano passado e contrataram jogadores para as posições mais carentes. Vasco e Botafogo perderam algumas peças importantes e largam atrás na disputa pelo título carioca deste ano.

O Flamengo é quem aparece como principal favorito. Em lua de mel com a torcida desde que conquistou, de forma emocionante, a vaga na Copa Libertadores no Brasileirão-07, o time do técnico Joel Santana não precisou contratar Ronaldo para deixar a torcida esperançosa.

A chegada do atacante Diego Tardelli fechou um ciclo de contratações que começou em outubro, quando o Fla acertou a vinda do pentacampeão Kleberson. Depois, vieram o zagueiro Rodrigo – que se destacou no São Paulo em 2004 – os volantes Gavillan e Jônatas, o meia Marcinho e o atacante Éder.

Tão importante quanto trazer estes novos jogadores foi o Rubro-Negro ter mantido a base que terminou o Campeonato Brasileiro do ano passado na terceira posição.

O Fluminense também apostou em novas caras para esta temporada de 2008. O técnico Renato Gaúcho terá em suas mãos um trio de atacantes poderoso: Dodô, artilheiro do Botafogo em 2007, Leandro Amaral, principal nome do Vasco na temporada passada, e Washington, artilheiro do Campeonato Japonês no ano que passou.

Além destes três jogadores, o Flu trouxe o meia Conca, o volante Ygor e o lateral-esquerdo Gustavo Nery; conseguiu, ainda, manter o meia Thiago Neves, que tinha acertado pré-contrato com o Palmeiras.

O novo técnico do Vasco, Romário, admitiu na semana passada que o time está "fraco" perto de seus principais concorrentes. Os jogadores que chegaram a São Januário foram classificados pelo Baixinho como "desconhecidos". O único reforço conhecido da torcida vascaína é o veterano meia Beto, que estava no Brasiliense e foi para o Vasco a pedido de Romário.

Além disso, o clube perdeu jogadores importantes, como o meia Conca – que foi para o Flu – e o atacante Leandro Amaral. Por outro lado, o Vasco manteve o meia Morais, destaque do time e xodó da torcida, além de Leandro Bomfim, Alan Kardec, Wágner Diniz e Jorge Luiz.

O Botafogo talvez seja a grande incógnita. O time treinado pelo técnico Cuca não tem mais o zagueiro Juninho, o lateral-direito Joílson, o meia Zé Roberto e o atacante Dodô.

Alguns reforços agradaram a torcida, como o lateral-esquerdo Triguinho, o goleiro Castillo, reserva na seleção uruguaia, e o zagueiro André Luís, campeão brasileiro em 2002 com o Santos e que estava no Cruzeiro. Mas existem apostas, como o atacante argentino Escalada, que chegou (muito) acima do peso.

O Campeonato Carioca deste ano deixa claro que os times classificados para a Copa Libertadores saem na frente por terem se reforçado melhor. A desvantagem disto é que logo logo Fla e Flu terão de disputar os dois torneios ao mesmo tempo. Aí, pode ser que Vasco e Botafogo se aproveitem disto para surpreender.

O torneio começa no sábado, às 16 horas, com a partida entre Fluminense e Cardoso Moreira, no Maracanã. O sistema de disputa sofreu três alterações em comparação ao de 2007. Primeiro, foi o aumento no número de participantes – subiu de 12 para 16. A segunda mudança é que as equipes serão divididas em dois grupos com oito times em cada. Por fim, no primeiro turno – a Taça Guanabara – as equipes se enfrentam entre si e os dois melhores de cada grupo fazem cruzamento olímpico.

<b>E MAIS:</b> <a target=_blank href=http://www.virgula.com.br/esporte/novo/nota.php?ID=23049>No Paulistão, dois times também saem na frente</a>

<b>ESTADUAIS:</b> <a target=_blank href=http://www.virgula.com.br/esporte/galeria/index.php?id=13693>Saiba tudo sobre os campeonatos
</a>

Sem mais artigos