O Manchester City derrotou o Queens Park Rangers por 3 a 2 de virada neste domingo no estádio Etihad e foi campeão inglês pela terceira vez em sua história, depois dos títulos de 1937 e 1968, deixando o rival Manchester United com o vice.

O United venceu o Sunderland por 1 a 0 no campo do adversário e ia conquistando o título, mas os gols de Dzeko e Agüero nos acréscimos do segundo tempo a favor dos ‘Citizens’ garantiram o troféu para time comandado pelo técnico Roberto Mancini.

As duas equipes chegaram para a 38ª e última rodada empatadas em pontos, e o City levava vantagem no saldo de gols. Foi determinante para isso a goleada por 6 a 1 sobre o rival em pleno Old Trafford, ainda no primeiro turno.

Tanto os ‘Diabos Vermelhos’ quanto os ‘Citizens’ saíram em vantagem em seus jogos ainda no primeiro tempo. Rooney fez o gol do United aos 20 minutos contra o Sunderland no Stadium of Light, e Zabeleta, aos 39, abriu o placar para o City.

Mas, após o intervalo, a equipe dirigida por Alex Ferguson apenas administrou a vantagem, venceu e chegou a 89. Restava aos comandados de Mancini então fazer o mesmo. O objetivo foi cumprido, mas a base de muito sofrimento.

Logo aos três minutos da etapa final, Cissé empatou para o QPR, que precisava ao menos da igualdade para não ser rebaixado sem depender de outros resultados.

Barton, por agressão em Tévez, deixou os visitantes com um a menos, aos dez minutos, o que, em tese, facilitaria a vida do time anfitrião. Mas não foi o que aconteceu, porque aos 21 Mackie concretizou um contra-ataque fulminante e fez 2 a 1 para os londrinos.

A partir daí, o que se viu foi desespero e pressão por parte dos ‘Citizens’ e um “ferrolho” do QPR. Foram muitos minutos de tensão sem a bola entrar, com uma grande atuação do goleiro Paddy Kenny. Até que Dzeko empatou, aos 45.

Ainda era necessário mais um gol, e Agüero se tornou o herói da conquista, balançando a rede aos 48 minutos, o que tirou os ‘Citizens’ de uma fila de 42 anos.

Apesar da derrota, o QPR se manteve na elite, pois se manteve com 37 pontos, um a mais que o Bolton, que apenas empatou em 2 a 2 com o Stoke City fora de casa. Os outros rebaixados foram Blackburn e Wolverhampton, que entraram em campo neste domingo já sem chances de escaparem da queda.

Na luta pelo terceiro lugar, o Arsenal venceu o West Bromwich por 3 a 2 no campo do adversário, com um gol do lateral André Santos, e se manteve à frente do Tottenham, que por sua vez fez 2 a 0 no Fulham no White Hart Lane e ficou em quarto lugar.

Para disputarem a próxima Liga dos Campeões, os ‘Spurs’ terão que “secar” o Chelsea na final deste ano do torneio continental. Se vencerem o Bayern de Munique no próximo sábado e ficarem com o título, os ‘Blues’ terão lugar assegurado na próxima edição da competição, mandando o Tottenham para a Liga Europa.

No último jogo antes da decisão na Allianz Arena, o time dirigido por Roberto Di Matteo bateu o Blackburn no Stamford Bridge, 2 a 1. Terry e Raul Meireles abriram 2 a 0 ainda no primeiro tempo, e Yakubu descontou após o intervalo.


int(1)

City consegue virada incrível é campeão inglês pela 3ª vez