<br>Desde que os quenianos Robert Cheruiyot e Alice Timbilili – vencedores das provas masculina e feminina da última São Silvestre – subiram ao pódio no último dia de 2007 exibindo a bandeira do Atlético-MG, muito se comentou na imprensa sobre o que 2008 representa para o Galo: é o ano do centenário, da volta do ídolo Marques, em que uma das torcidas mais fanáticas do país quer comemorar um grande título após últimos tempos difíceis…

Mas o que pouca gente lembrou é que outro tradicional clube mineiro também completará um século de existência neste ano: fundado no dia 28 de junho de 1908, o Villa Nova Atlético Clube, da cidade de Nova Lima, é o segundo clube em atividade mais antigo do estado (perdendo apenas para o próprio Atlético, que é de 25 de março).

E hoje a tabela do Campeonato Mineiro marca justamente o confronto entre os dois centenários: às 16h, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, jogam o Villa (4º colocado) e o Atlético (7º), carregando um retrospecto de 226 jogos desde o dia 12 de fevereiro de 1912 (data do primeiro confronto: Galo 1 x 5 Villa, em Belo Horizonte).

Até hoje são 134 vitórias atleticanas, 42 triunfos do time do interior, e 50 empates. No último jogo, pelo Campeonato Mineiro do ano apssado, o time de Nova Lima também fez a festa fora de casa: 3×2, em pleno Mineirão.

Carinhosamente conhecido como o <i>Leão da Bonfim</i> , o Villa é historicamente a quarta força de Minas Gerais, já tendo conquistado 5 títulos mineiros da primeira divisão (1932/33/34/35 e 1951), 1 da segunda divisão (1995) e 2 Taças Minas Gerais – tradicional competição entre os times do interior (1977 e 2006).

Nacionalmente, o grande feito foi a conquista do primeiro campeonato Brasileiro da Segunda Divisão (1971), que, no entanto, não valia promoção para a Série A.

O interessante é que em 1971 o campeão da primeira divisão do Brasileiro foi o… Atlético-MG!

Fundados no mesmo ano e coincidindo o maior título de suas histórias também no mesmo ano. As torcidas desejam muitos anos felizes de vida ao Galo e ao Villa! A começar por um grande jogo nesta tarde…

<b>LEIA TAMBÉM:</b> <a target=_blank href=http://www.virgula.com.br/esporte/novo/nota.php?ID=23253>Galo fecha patrocínio de R$ 8 milhões

Sem mais artigos