Vencedor do Campeonato Português e finalista da Taça de Portugal, o Porto venceu o Braga por 1 a 0 nesta quarta-feira, em partida disputada no estádio Aviva, em Dublin, e se sagrou campeão da segunda edição da Liga Europa.

Em um jogo truncado e de poucas oportunidades de gol, a equipe comandada pelo técnico André Villas-Boas foi melhor durante o primeiro tempo e conseguiu o gol minutos antes do intervalo.

Aos 43 minutos, o colombiano Guarín cruzou da direita para o compatriota Falcao García, que cabeceou no ângulo direito do brasileiro Artur, fazendo seu 17º gol no torneio, consolidando-se como artilheiro.

Na etapa final, o Braga, que além do goleiro teve outros seis brasileiros em campo, partiu para cima, aumentando sua presença no campo adversário, mas não conseguiu chegar ao gol de empate, que provocaria a disputa de prorrogação.

A equipe campeã contou com três atletas nascidos no Brasil para levar a melhor na final: o goleiro Hélton, capitão do time e que completou 33 anos, o volante Fernando e o atacante Hulk. O zagueiro Maicon, o volante Souza e o atacante Walter não saíram do banco de reservas.

Este foi o quinto título continental do Porto, que já havia vencido a Liga dos Campeões nas temporadas 1986/87 e 2003/04, a Copa da Uefa, precursora da Liga Europa, em 2003, e a Recopa Europeia, em 1987.


int(1)

Com gol do artilheiro Falcao, Porto bate o Braga e é campeão da Liga Europa