Criado em 2003 e vencido pelo holandes Van der Vaart, na época jogador do Ajax, o prêmio Golden Boy (que eleje o melhor jogador de até 21 anos do futebol europeu) chega em 2013 a sua 11ª edição com a presença de quatro brasileiro na lista dos 40 atletas que mais se destacaram este ano. Fred, do Shakhtar Donetsk, Marquinhos, do PSG, Rafinha, do Celta de Vigo, e Vitinho, do CSKA Moscou, estão entre os nomes divulgados nesta sexta-feira (25) pelo jornal italiano Tuttosport.

Além dos quatro brasileiros, a lista tem como destaques os jovens Adnan Januzaj, do Manchester United, Jesè Rodriguez, do Real Madrid, Romelu Lukaku, do Everton, Oxlade-Chamberlain, do Arsenal, e Paul Pogba, do Juventus, que aparecem entre os mais conhecidos (veja a lista completa na imagem abaixo).

O atual vencedor do Golden Boy é o espanhol Isco, ex-Málaga e hoje no Real Madrid. Em 2012, o meia superou o atacante italiano Stephan El Shaarawy, do Milan, e o goleiro belga Thibaut Courtois, do Atlético de Madri.

Até hoje, apenas dois brasileiros faturaram o prêmio mais importante entre os jovens que atuam na europa. O primeiro foi o meia Anderson, do Manchester United, que conquistou o Golden Boy em 2008. No ano seguinte, o prêmio foi para Alexandre Pato, hoje do Corinthians.

Veja abaixo a lista com todos os vencedores do “Golden Boy”:

2012 – Francisco Román Alarcón “Isco” (Málaga)
2011 – Mario Götze (Borussia Dortmund)
2010 – Mario Balotelli (Manchester City)
2009 – Alexandre Pato (Milan)
2008 – Anderson (Manchester United)
2007 – Sergio Agüero (Atlético de Madri)
2006 – Cesc Fàbregas (Arsenal)
2005 – Lionel Messi (Barcelona)
2004 – Wayne Rooney (Manchester United)
2003 – Van der Vaart (Ajax)

Sem mais artigos