Flamengo, Atlético-MG e, principalmente os mais ameaçados, Vitória e Avaí têm um motivo a mais para acreditar que conseguirão se livrar do pesadelo da Segundona. O Portal Virgula fez um levantamento das últimas competições nacionais e constatou que há sete anos que não ocorre o chamado “efeito boomerang”, com times que vêm da série B e voltam logo no ano seguinte. 

A última vez em que todos os clubes que subiram para a séria A se mantiveram na Primeirona ocorreu nos anos de 2003/2004. Naquela época, visando enxugar o número de times da primeira divisão, o regulamento previa a subida de apenas dois times, enquanto quatro caíam para a Segundona.

Em 2003, Palmeiras e Botafogo conseguiram o acesso para a série A, enquanto que no ano seguinte caíram Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio. Daí em diante, sempre pelo menos um clube que obteve o acesso no ano anterior, caiu logo em seguida. Isso quer dizer que desde que foi instituído o modelo atual dos campeonatos nacionais (em 2006), onde quatro equipes sobem e quatro descem, nunca deixou de acontecer o “efeito boomerang” com algum time.

Considerando este panorama e levando-se em conta de que Ceará e Vasco – que obtiveram o acesso em 2009 – já estão livres do rebaixamento, a situação fica complicada para Guarani e Atlético-GO, que foram as outras duas equipes que vieram da Segundona no ano passado.

Das duas equipes, quem está mais ameaçado é o Bugre, que tem 37 pontos e está em 18°, três abaixo do primeiro time fora da zona da degola (Avaí) faltando apenas duas rodadas. O time de Goiás tem os mesmos pontos do catarinense, mas possui uma vitória a mais e ocupa a 15ª colocação.

Veja a lista de todos rebaixados e aqueles obtiveram a acesso ano a ano
2004 – subiram: Fortaleza e Brasiliense; caíram: Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio
2005 – subiram: Grêmio e Santa Cruz; caíram: Brasiliense, Paysandu, Atlético-MG e Coritiba
2006 – subiram: Atlético-MG, Sport, Náutico e América-RN; caíram: Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz
2007 – subiram: Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória; caíram: Corinthians, Juventude, Paraná e América-RN
2008 – subiram: Corinthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri; caíram: Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga 
2009 – subiram: Vasco, Guarani, Ceará e Atlético-GO; caíram: Coritiba, Santo André, Náutico e Sport.

*em itálico estão os times que caíram para série B no ano seguinte ao qual conquistaram o acesso.

Considerando histórico, Bugre e Atlético-GO são favoritos para Segundona

Sem mais artigos
Sair da versão mobile