Restando pouco menos de um mês para o início da Copa das Confederações no Brasil, as oito seleções que participarão da competição iniciaram suas respectivas preparações para o torneio. E os treinadores de Brasil, Espanha, Itália, Japão, México, Nigéria, Uruguai e Taiti já conhecem de um pouco de cada um dos seus adversários.

E para deixar o leitor do Virgula Esporte tão informado como os comandantes, listamos destaque de cada um dos oito treinadores que estarão à frente de suas seleções.

Veja abaixo um perfil dos técnicos da Copa das Confederações

Brasil: Luiz Felipe Scolari

Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira em 2002, o técnico Luiz Felipe Scolari passou por Portugal, Chelsea, Bunyodkor e Palmeiras antes de seu retorno, mais de 10 anos depois, ao comando da equipe canarinho.

Aos 64 anos de idade, Felipão tem como grande responsabilidade manter a hegemonia do Brasil como maior campeão da Copa das Confederações ( três títulos no total).

México: José Manuel de la Torre 

Com passagens por apenas dois clubes antes de assumir a seleção do México (Chivas e Tolouca), José Manuel de la Torre, de 47 anos, tem como missão apresentar um futebol convincente durante a disputa da Copa das Confederações no Brasil.

No comando da equipe desde 2010, quando deixou o Tolouca, Torre foi um grande jogador de futebol no México e defendeu times como Puebla, Cruz Azul e Necaxa, antes de pendurar suas chuteiras.

Uruguai: Óscar Tabárez 

Comandando a seleção do Uruguai desde 2006 e responsável pelo terceiro lugar da equipe na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o experiente Óscar Tabárez é o comandante da Celeste Olímpica na Copa das Confederações deste ano.

Campeão da Copa América de 2011, o treinador de 66 anos, que coleciona passagens por Deportivo Cali, Boca Juniors, Peñarol,  Cagliari, Milan e Vélez Sársfield, tem como missão manter a ascensão da seleção na competição que acontece pela primeira vez em território sul-americano.

Itália: Cesare Prandelli

Renomado treinador do futebol italiano, Cesare Prandelli fez sucesso ao comandar o time da Fiorentina entre 2005 e 2010. Aos 55 anos de idade, o ex-meio campista defendeu a Juventus e também o Atalanta, clube este que teve a primeira chance como assistente técnico.

Treinado a Itália desde 2010, onde coleciona um vice-campeonato da Eurocopa de 2012, Prandelli tenta apagar o fraco desempenho da Itália na última edição da Copa das Confederações, disputada em 2009 na África do Sul.

Nigéria: Stephen Keshi 

Ex-capitão da seleção nigeriana e treinador das equipes nacionais de Togo e Mali, Stephen Keshi terá a função de dirigir a Nigéria durante a disputa da Copa das Confederações deste ano, que acontece no Brasil.

Experiente como treinador, cargo que exerce desde 2004, Keshi também tem uma bagagem grande como atleta. Com passagens pelo futebol dos Estados Unidos, Costa do Marfim, Bélgica, Malásia e França, o treinador nigeriano fez quase 100 jogos pelo Anderlecht, clube no qual teve maior destaque.

Japão: Alberto Zaccheroni 

Mesmo com sua carreira toda feita em clubes, o italiano Alberto Zaccheroni é o nome que a seleção japonesa aposta, desde 2010, quando ele deixou a Juventus, para buscar o inédito título da Copa das Confederações no Brasil.

Com 60 anos de idade, Zaccheroni, que conquistou o título da Copa das Ásia de 2011 no comando do Japão, coleciona passagens por Cesenatico, Venezia, Bologna, Udinese, Milan, Lazio, Internazionale e Torino, todos eles clubes de futebol da Itália.

Espanha: Vicente Del Bosque 

Ex-jogador do Real Madrid nas décadas de 1970 e 1980, Vicente Del Bosque, de 62 anos, é um dos treinadores mais experientes desta edição da Copa das Confederações. Com os títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012 em sua prateleira, além das outras conquistas como jogador, o espanhol comanda uma das favoritas ao título do torneio.

Eleito o treinador do ano de 2012 pela Fifa, Vicente Del Bosque treinou a Espanha na Copa das Confederações de 2009, na África do Sul, ficando na terceira posição, atrás de Estados Unidos e Brasil.

Taiti: Eddy Etaeta

Com 42 anos de idade, Eddie Etaeta é o treinador mais novo
da Copa das Confederações. Ex-jogador da seleção do Taiti, o técnico começou
sua carreira em 2010, quando foi chamado pela Federação de Futebol de seu país
para assumir a equipe nacional.

Há quase três anos no comando da seleção do
Taiti, Eddy Etaeta tem como maior conquista a Copa das Nações da Oceania, que
garantiu a equipe de forma inédita na Copa das Confederações deste ano.


int(1)

Copa das Confederações: conheça os treinadores das oito seleções que disputarão o torneio no Brasil