Os presos da penitenciária Miguel Castro, em Lima, capital peruana, anteciparam para esta quinta-feira o início da Copa do Mundo de futebol, com um campeonato interno que procura colaborar com a “reinserção dos detentos na sociedade”.

O torneio “Mundial África do Sul 2010″ foi inaugurado por autoridades como o presidente do Instituto Peruano do Esporte (IPD), Arturo Woodman, e pelo primeiro-secretário de Assuntos Corporativos da embaixada da África do Sul em Lima, Frans Thamaga.

Os 260 integrantes das equipes, que representam 16 países participantes da Copa, juraram respeitar as regras do esporte frente ao ex-jogador peruano Héctor Chumpitaz, que participou das Copas de 1970 e 78.

A partida de abertura foi disputada entre ‘Rússia’ e ‘África do Sul’, com uma vitória de 3 a 2 para os ‘sul-africanos’.

O diretor da penitenciária, Alex Samamé, destacou que cem internos se prepararam durante 30 dias para realizar uma coreografia com a música oficial do próximo Mundial.

“O fato de que os internos vão realizar coreografias é uma amostra da ordem e da disciplina que se vive aqui, o que pode ser visto como um sinal positivo pela sociedade”, afirmou Samamé.

O torneio será disputado no pequeno campo de futebol do pátio da penitenciária até o próximo dia 8 de junho, quando será realizada a grande final.


int(1)

Copa de 2010 já "começou" em prisão no Peru