Vasco da Gama e Coritiba darão início nesta quarta-feira (1º), em São Januário, ao grande confronto válido pela final da Copa do Brasil 2011. Depois de um começo de ano onde o Coritiba era visto como um dos principais times do país e o Vasco não chegou a entusiasmar seu torcedor na disputa do Cariocão, a situação se inverteu no Brasileirão, onde a equipe do Rio venceu suas duas partidas, enquanto os paranaenses ainda não pontuaram.

Entretanto, ao se analisar o histórico mais profundo das duas equipes, é possível crer que o Coxa é o favorito para conquistar o torneio que dá vaga para a Libertadores da América de 2012.

Um dos aspectos que faz o torcedor do Coritiba acreditar ainda mais no título está no retrospecto dos cariocas dentro da Copa do Brasil. Os times do Rio de Janeiro chegaram dez vezes até a final da copa e conquistaram apenas três troféus. 

O Vasco da Gama esteve em apenas uma decisão, em 2006, quando perdeu para o rival Flamengo, na única final entre cariocas da história da Copa do Brasil.

Já um confronto de final contra equipe do Estado do Rio de Janeiro traz boas recordações para o time do Paraná. Afinal, foi diante do Bangú, em 1985, que o Coritiba levou seu único título de Campeonato Brasileiro.

Nem mesmo o fato de o primeiro jogo ocorrer na casa do Vasco é motivo de alento para a torcida cruzmaltina. Isso porque o Coritiba não perde para o Vasco jogando em São Januário desde 2002. Neste período foram quatro jogos, com três vitórias para o Coxa e um empate.

A considerar estes dados, Diego Souza, Alecsandro e companhia não terão vida fácil contra a equipe do técnico Marcelo Oliveira.

De olho no histórico, Coritiba enxerga esperança em título contra Vasco da Gama

Sem mais artigos