Na noite desta quarta-feira (13), o Brasil finalmente venceu na Copa América. Com dois gols de Alexandre Pato e dois de Neymar, o time de Mano Menezes aplicou uma goleada no Equador. Porém, antes do sossego, o adversário foi eficiente e empatou por duas vezes o marcador, valorizando a vitória brasileira. O próximo adversário dos meninos do Brasil será o Paraguai, no domingo.

O jogo começou da mesma forma que as outras duas partidas da Seleção na Copa América, com o Brasil tendo dificuldades em acertar passes e criar jogadas de efeito. Até que aos 27 minutos André Santos colocou a bola na cabeça de Alexandre Pato, que cabeceou forte para fazer seu primeiro gol na competição. O atacante se mostrava muito bem em campo, assim como Caicedo, do Equador, que aos 36 chutou no meio do gol e Julio César aceitou.

O empate equatoriano deu outra perspectiva ao jogo. As dificuldades brasileiras ficaram explícitas novamente, principalmente na dinâmica de jogo. Paulo Henrique Ganso não foi bem na primeira etapa e até foi cobrado pelos companheiros. As duas equipes foram para o intervalo e o resultado era justo.

A segunda etapa começou um Brasil mais determinado em campo. A primeira prova disso foi dada logo aos 4 minutos, quando Ganso e Neymar relembraram a parceria no Santos: o camisa 10 deu passe para o garoto do moicano, que bater firme para colocar o Brasil novamente na frente do marcador. Mas o carrasco do Brasil no jogo de hoje era Caicedo, que aos 11 empatou novamente a disputa. 

O novo equílibrio no placar não durou muito, e Alexandre Pato de novo tratou de marcar, em lance de muita coragem e oportunismo. Dessa vez, o adversário não teve forças para mais uma reação, e o Brasil começou a apresentar um futebol mais vistoso e eficiente. 

Um dos diferenciais do time de Mano Menezes na noite de hoje foi Maicon, que substituiu Daniel Alves e provou que merece a titularidade. Inspirado, o lateral foi o grande causador de problemas para o lateral-esquerdo Erazo, que não conseguiu matar a bela jogada do brasileiro, que terminou em passe preciso para o segundo gol de Neymar no jogo.

Elias, Lucas e Fred entraram para participar da boa exibição brasileira, nos lugares de Ganso, Neymar e Pato, respectivamente. Robinho, quase no final da partida, ainda tentou deixar o dele, mas o auxiliar levantou a bandeira em lance duvidoso. 

A vitória coloca o Brasil em primeiro lugar no Grupo B, e agenda para domingo, às 16h, horário de Brasília, o confronto contra o Paraguai pela quartas-de-final. Um alívio para todos os torcedores e, principalmente, para Mano Menezes.


int(1)

Depois de sufoco no 1° tempo, Brasil se solta e faz 4 a 2 no Equador