A Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta sexta-feira que o plano de segurança para a Copa do Mundo de 2014 inclui o fechamento parcial do espaço aéreo das 12 cidades-sede durante as 64 partidas que serão disputadas entre os dias 11 de junho e 13 de julho.

De acordo com a FAB, haverá suspensão de pousos uma hora antes dos jogos e até quatro horas após o início dos jogos nos aeroportos da Pampulha (Minas Gerais), Curitiba, Cuiabá, Fortaleza, Manaus, Santos Dummont (Rio de Janeiro), Recife e Salvador.

Também estarão suspensas as decolagens no aeroporto de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte.

Já os aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Congonhas (SP), Brasília, Galeão (RJ), Confins (MG), Campinas (SP) e Porto Alegre não serão afetados pelas medidas.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a decisão pode obrigar às companhias aéreas a cancelar ou reprogramar um máximo de 800 voos.

A Anac informou igualmente que já foram vendidos cerca de 10% dos assentos para os voos durante o período da Copa.

A agência reguladora acrescentou que, nos casos dos voos que forem suspensos, as linhas aéreas deverão transferir os passageiros que já adquiriram passagens a outros voos, pois “não se pode prejudicar os consumidores”.

O organismo acrescentou que os passageiros “poderão escolher o voo que melhor os atenda e as empresas terão que oferecê-lo, porque essa é sua função”.


int(1)

Espaço aéreo das sedes da Copa será parcialmente fechado durante os jogos