<br> Um estudo de chineses e estadunidenses comprovou o que já era claro. É quase impossível ver com clareza se um jogador está impedido ou não.

O estudo mostra que a visão humana tem dificuldades para captar o movimento de dois ou mais objetos ao mesmo tempo, assim como mais de uma cor ou orientação espacial simultaneamente.

O trabalho foi divulgado nesta semana pela revista <i>Science</i> e é assinado por Liqiang Huang, da Universidade de Hong Kong, Anne Treisman, da Universidade Princeton, e Harold Pashler, da Universidade da Califórnia em San Diego.

A idéia básica do estudo é de que a visão funciona percebendo só uma característica por vez em cada ponto do espaço. Para cada local só seria póssível perceber conscientemente uma cor e movimento por vez. Na hora de processar a informação de uma cena complicada, o cérebro teria de fazer uma escolha: poderia captar, ao mesmo tempo, dois objetos em movimento e suas posições, mas não conseguiria captar com a mesma clareza as cores deles, ou a direção e velocidade de seu deslocamento.

Agora, pense duas vezes antes de xingar o bandeirinha.

<b>
<a target=_blank href=http://virgula.terra.com.br/esporte/mural/index.php?id=1311>O que você faria para melhorar a regra do impedimento?</a>

Veja também:
<a target=_blank href=http://www.virgula.com.br/esporte/novo/nota.php?ID=20261>Após ser chamada de gostosa, Ana Paula elogia R. Gaúcho!</a>

Sem mais artigos