Promovida pela Fifa e a revista France Football, a Bola de Ouro foi criada em 2010, através da fusão dos prêmios Jogador do Ano da FIFA e Ballon d’Or. Inicialmente, serão escolhidos 23 nomes que passarão a ser conhecidos no dia 29 de outubro. A lista cai para três, e o anúncio do melhor jogador da temporada 2012/2013 acontecerá no dia 13 de janeiro de 2014, em Zurique, na Suíça.

Entre os favoritos, nenhuma novidade. Além do quatro vezes melhor do mundo Lionel Messi, do Barcelona, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, também aparece como favorito. Frank Ribéry, do Bayer de Munique, é outro que aparece com boas chances, muito devido à ótima campanha do clube alemão na última temporada, faturando Campeonato Alemão, Liga dos Campeões e ainda com o Mundial de Clubes a disputar.

Segundo o tabloide espanhol Mundo Deportivo, tem mais gente que pode aparecer como surpresa. E trata-se de Neymar. O novo companheiro de Messi no Barça já é considerado pela imprensa local como um ‘’rival de luxo’’ para o até então inalcançável argentino. O jornal ainda lembra que na última edição o craque brasileiro, que ainda jogava no Santos, foi o único nome que atuava fora da Europa incluso na relação dos 23, e que agora como novo destaque do Barcelona aumentam suas chances de estar entre os três melhores. Outro ponto relevante visto em favor de Neymar é que o atacante foi eleito o principal jogador da última Copa das Confederações, vencida pelo Brasil.

Sem mais artigos