A vitória do Goiás sobre o Palmeiras pode colocar o clube em um seleto grupo de clubes fora da principal divisão nacional a disputar uma Copa Libertadores. Se vencer a LDU ou o Independiente na decisão da Copa Sul-Americana, o time goiano será o quarto clube fora da elite a estar no torneio intercontinental.

O primeiro time a estar oficialmente na Série B e disputar a Libertadores foi o Criciúma. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o time catarinense realizou o feito em 1992 devido ao título da Copa do Brasil de 1991.

A competição voltaria a beneficiar um clube em 2004 quando o Santo André surpreendeu o Flamengo no Maracanã e se garantiu na Libertadores de 2005, ano em que o time estava na Segundona.

Na temporada seguinte o mesmo aconteceria agora com o Paulista batendo o Fluminense. O clube do interior de São Paulo também estava na Série B em 2006, quando disputou a Libertadores.

O pioneiro a conseguir esse feito também poderia ser considerado o Guarani. O clube campineiro disputou a Libertadores de 1987 devido ao vice-Campeonato Brasileiro de 1986, e o módulo amarelo da Copa União.

O módulo amarelo não era considerado a segunda divisão, mas os times da elite do Brasil estavam no módulo verde, por divergências com a CBF.

Goiás pode ser quarto clube fora da elite a disputar a Libertadores

Sem mais artigos