Você conhece a DPC, síndrome que acomete milhões de pessoas em todo o mundo? Sim, a Depressão Pós-Copa é um mal que acontece a cada quatro anos, no mês de julho, e existem casos registrados desde 1950.

Como a primeira fase da Copa do Mundo terminou ontem, esta sexta-feira (27) pode ser usada como treino para o torcedor passível de sofrer de DPC, isso porque será o primeiro dia que não teremos um só jogo do Mundial em duas semanas. Quinze dias iluminados, nos quais fomos agraciados com 48 jogos sem um dia sequer de folga. Bênção, Pai!

Como toda overdose, é bom que se pare aos poucos com o uso para que os efeitos não sejam tão fortes. Por isso, o Virgula Esporte  traz para um guia para que você sofra o menos possível quando a Copa acabar, porque esse dia chegará, meu amigo. Sentimos muito ter que informar.

1 – Aproveite esta sexta-feira: Hoje é o primeiro dia após 336 horas ininterruptas nas quais você acordava lembrando os duelos que assistiria e ia dormir sabendo que teriam mais jogos ao vivo no dia seguinte. Aproveite para repassar tudo na sua mente (tudo da Copa, é claro). Um happy hour com os amigos na noite de hoje viria bem a calhar.

2 – Durma: Sim, se você dormir, o dia seguinte chegará mais rápido, e você assistirá às oitavas de final do Mundial em pouco tempo. Esta dica é para quem não terá realmente o que fazer nesta sexta.

3 – Parcimônia: Chegou o dia seguinte. A partir deste sábado (28), teremos dois jogos por dia pelas oitavas de final, mas somente durante quatro dias consecutivos. Aproveite cada minuto de cada partida, de cada dia, de cada pós-jogo, de cada mesa redonda na TV. A Copa está maravilhosa e você está vivendo-a.

4 – Abstinência: Do dia 1 ao dia 4 de julho, quando começam as quartas de final, você terá de passar cerca de 56 horas sem ver a bola rolando. É mais um teste para que você se dê bem quando (não queria escrever isso de novo) tudo terminar.

5 – Semifinal da vida: É, amigo. Já estamos nas semifinais. Você ganhou uma sobrevida. Do último jogo das quartas até o início das sêmis, serão quase três dias sem jogo, além de ter que conviver com a ansiedade em saber como os duelos serão, quem irá para a final, etc. Vá se preparando. Os jogos voltaram. Serão dois e decisivos. O ambiente estará pesado, o clima vai mudar, as pessoas na rua estarão com um olhar de preparo para a saudade. Já é hora de cair na real.

6 – Decisão do terceiro colocado: Este jogo é um jogo importante, apesar do fato de que os times estarão abatidos por terem perdido nas semifinais. Normal. Porém, é um teste inevitável para você, caro DPCista, pois você agora sabe que este é o penúltimo jogo da Copa e não pode deixar se abater.

7 – O fim: Agora você já sabe. Desde o dia 12 de junho, quando tudo começou, você sabia que ia terminar. Reflita: o mês mágico da Copa do Mundo vai acabar neste dia 13 de julho. Você tem o dever de aproveitar cada instante, e não só por causa do jogo em si, mas por você. Você merece isso. Você esperou por isso. O campeão de 2014 sai hoje. Assista a replays, melhores gols, chore a exclusão de Luis Suárez, a eliminação de Cristiano Ronaldo na primeira fase, ria da (se os deuses permitirem) derrota da Argentina ainda nas oitavas. Este dia é seu e de ninguém mais. Porém, não se esqueça de que serão os seus amigos, familiares e companheiros que irão estar com você quando tudo terminar. Eles que te darão força e ombro para se lamentar. Trate-os bem, pois serão eles que estarão do seu lado nos duríssimos 47 meses até o início da próxima Copa do Mundo.

Sem mais artigos