Festa alemã


Créditos: Reprodução / Instagram

A “dança do gaúcho” protagonizada na terça-feira (15) por alguns jogadores da seleção do país diante da multidão que os recebeu em Berlim, na volta ao país após o título da Copa do Mundo foi duramente criticada na imprensa alemã, que a considerou um “gol contra” e desrespeitosa com a rival Argentina.

“A festa no Portão de Brandemburgo terminou em um gigantesco gol contra”, afirmou o Frankfurter Allgemeine Zeitung.

De acordo com a publicação, com a “lamentável paródia” foi manchada a imagem de uma “nação tolerante e aberta ao mundo” que a Alemanha queria passar após o tetracampeonato da Copa do Mundo.

É assim que o jornal se refere à coreografia feita pelo grupo formado por Götze, Klose e Kroos, além de André Schürrle, Shkodran Mustafi e Roman Weidenfeller, cantando repetidamente “assim andam os gaúchos”, agachados, e “assim andam os alemães”, de erguidos e vitoriosos.

A cena fez parte da grande festa de boas-vindas feita por cerca de 400 mil pessoas à frente do emblemático monumento berlinense. A dança havia sido ensaiada pelos jogadores, assim como outras encenações que foram feitas até o capitão Philipp Lahm aparecer para mostrar a taça aos torcedores.

O diário Der Tagesspiegel classificou a dança como “ato de mau gosto”, o que deixaria para trás a postura de uma Alemanha “modesta”. Ao mesmo tempo, advertiu que essa “nova imagem” pode ser a que fique no exterior após o vídeo se tornar um fenômeno viral na internet.

“Absurda encenação, falta de respeito” foi como o Die Tageszeitung se referiu ao episódio. A “dança do gaúcho” repercutiu com escândalo na imprensa Argentina, ressaltou o Der Spiegel.

Ao contrário dos demais, o jornal Bild, o mais lido da Europa, ignorou o caso, apesar ter dedicado várias páginas à festa, inclusive com uma foto da cena publicada no canto do espaço dedicado aos “divertidos festejos” dos jogadores.


int(1)

Imprensa alemã critica 'dança do gaúcho' feita pelos campeões mundiais

Sair da versão mobile