<br> O que parecia impossível aconteceu. A Inglaterra, jogando no novo Wembley, perdeu para a Croácia, viu a Rússia bater Andorra e está fora da Eurocopa. O jogo dos ingleses, realizado nesta quarta (21) pelas Eliminatória da Euro-2008, foi emocionante do início ao fim e terminou com uma vitória de 3 a 2 para os croatas.

O jogo começou ruim para o English Team, que aos 15 minutos do primeiro tempo já perdia por 2 a 0, gols de Kranjcar e Olic. O primeiro tempo acabou dessa forma, e o time de Steve McClaren, que jogava com apenas um atacante (Crouch), ficava em situação cada vez mais delicada.

Um gol russo contra Andorra, marcado por Sychev na casa do adversário, foi um balde de água fria para o time Gerrard e Lampard. No entanto, o time voltou mais concentrado para a segunda etapa e, após um pênalti bobo cometido em Defoe, Lampard diminuiu a diferença aos 11. Faltava um gol para que os ingleses pudessem comemorar, e ele veio. Aos 19, Peter Crouch aproveitou um cruzamento perfeito de Beckham para empatar tudo. A festa estava pronta, mas coube a Petric estraga-la. Com o time inglês recuado, o croata arriscou um chute de longe e, aos 33, garantiu o gol da vitória.

Com o resultado, os ingleses estão eliminados da Eurocopa de 2008, fato que não ocorria desde o ano de 1984, quando o torneio foi disputado na França. Dessa forma, o treinador Steve McClaren foi demitido e não mais está no comando da seleção inglesa.

<b>Portugal empata e se classifica</b>

Outras três seleções garantiram vaga para a competição européia nesta quarta. Portugal segurou um 0 a 0 com a Finlândia e levou a segunda vaga do Grupo A. A Turquia venceu a Bósnia em casa por 1 a 0, e garantiu a segunda vaga do Grupo C, mesmo com a Noruega vencendo Malta fora de casa por 4 a 1. A Suécia foi outra que se garantiu. Venceu a Letônia em casa por 2 a 1 e ficou com a segunda vaga do Grupo F, já que a Espanha venceu, em casa, a Irlanda do Norte por 1 a 0.

<b>Agora, 16 lutam pelo título</b>

As 16 equipes que jogam a Eurocopa já foram definidas e separadas em potes pela UEFA. O sorteio acontece no domingo, dia 2 de dezembro, e formará grupos com uma seleção de cada pote. Ao todo são quatro grupos com quatro equipes cada.

Equipes classificadas:

GRUPO A :

1°- Polônia
2°- Portugal

GRUPO B:

1°- Itália
2°- França

GRUPO C:

1°- Grécia
2°- Turquia

GRUPO D:

1°- República Tcheca
2°- Alemanha

GRUPO E:

1°- Croácia
2°- Rússia

GRUPO F:

1°- Espanha
2°- Suécia

GRUPO G:

1°- Romênia
2°- Holanda

PAÍSES-SEDE:

-Áustria
-Suiça

Os potes foram definidos de acordo com o desempenho dos times nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006 e nas Eliminatórias para a Eurocopa 2008. Os pontos conquistados são divididos pelo número de jogos disputados pelas equipes. O coeficiente obtido seleciona as equipes. Os maiores coeficientes vão para o pote 1, onde estão os cabeças de chave. Aí em diante, pela ordem, os países vão para o pote 2, 3 e 4 respectivamente. Os países-sede (Áustria e Suíça) entram como cabeças de chave. Confira quais são os potes:

Pote 1 (Cabeças-de-Chave)

Holanda
Grécia (atual campeã)
Áustria
Suíça

Pote 2

Suécia
Itália
República Tcheca
Croácia

Pote 3

Espanha
Portugal
Alemanha
Romênia

Pote 4

França
Rússia
Polônia
Turquia

Assim, poderemos ter tanto um grupo da morte com, por exemplo, Holanda, Itália, Alemanha e França, quanto poderemos ter um grupo fraquíssimo, com Áustria, Croácia, Romênia e Rússia. É esperar para ver.

<b>Veja também:
<a target=_blank href=http://www.virgula.com.br/esporte/gatorade_esporte/nota.php?ID=22168>Eliminação da Inglaterra pode gerar prejuízo bilionário!</a>

Sem mais artigos