Jogadores de clubes da primeira divisão do Campeonato Italiano, punidos por ilegalidades esportivas, envolvimento com apostas ou flagrados em exames antidoping, terão o pagamento de seus salários suspensos.

Esta é a principal novidade da nova convenção coletiva assinada nesta terça-feira entre representantes dos organizadores da competição e a Associação Italiana de Futebol, em Roma, segundo informa o jornal esportivo “La Gazzetta dello Sport”.

Além desta medida, o convênio que estará em vigor por um ano, reproduz em sua essência o acordo assinado no início da temporada passada, depois que os jogadores fizeram greve e impediram o início da competição.

A decisão de suspender os salários dos jogadores vem à tona quando se espera a decisão da Comissão Disciplinar da Federação Italiana de Futebol sobre alguns dos principais nomes envolvidos no último caso de combinação de resultados no país.

Entre os envolvidos está o atual técnico da Juventus, Antonio Conte, para quem a promotoria da Federação pediu punição de um ano e três meses de suspensão por não informar às autoridades sobre o arranjo de dois resultados, quando era técnico do Siena, quando o clube estava na segunda divisão, na temporada 2010-11.

Também é esperada decisão sobre o destino de Leonardo Bonucci e Simone Pepe, jogadores da seleção italiana, que foram acusados por um duelo entre Bari e Udinese, respectivamente os clubes que os atletas atuavam. Para o primeiro foi pedida suspensão de três anos e seis meses.

Sem citar fontes, “La Gazzetta dello Sport”, afirma na edição desta quarta-feira que Pepe e Bonucci serão absolvidos, já que a Comissão Disciplinar não estaria considerando confiáveis as declarações do jogador Andrea Masiello, que os denunciou.

Conte, por sua vez, receberia pena de 10 meses de suspensão, segundo a publicação. A punição já valeria para o próximo sábado, quando o treinador não poderia estar a frente da ‘Juve’ na partida da Supercopa da Itália, contra o Napoli, em Pequim.

A defesa de Conte tinha proposto que fosse imposta ao treinador uma pena de três meses de suspensão e multa de 200 mil euros (pouco mais que R$ 500 mil). A Comissão Disciplinar não aceitou a oferta de acordo.

O caso de combinação de resultados foi investigado pela procuradoria de Cremona, no ano passado, quando foi descoberta uma rede, com ramificações no exterior, que condicionou ou tentar condicionar placares durante vários meses, em diversas divisões do futebol italiano na temporada 2010-11.


int(1)

Jogadores suspensos por fraude ou doping ficarão sem salários