O “seriado” pela disputa da Taça das Bolinhas entre Flamengo e São Paulo promete mais uma temporada. A Justiça carioca cassou a “manutenção de posse” que o Tricolor detinha e eles terão de devolver o troféu aos cofres da Caixa Econômica Federal. A notícia causou euforia no Ninho do Urubu, que pretende se manifestar por meio de uma nota oficial ainda na tarde desta terça-feira.

O prêmio seria entregue em definitivo ao clube que conquistasse o Brasileirão três vezes consecutivas ou cinco alternadas. Entretanto, a indefinição sobre o Braisleirão de 1987 causa a maior polêmica para decidir o detentor.

Naquele ano, o Rubro-Negro foi campeão do módulo verde da Copa União, enquanto o Sport venceu o módulo amarelo. O regulamento previa cruzamento entre os dois primeiros colocados de cada torneio, mas Flamengo e Inter (o vice-campeão do módulo verde) se recusaram a disputar o quadrangular com os pernambucanos e Guarani, obrigando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a declarar o time de Recife campeão. A decisão foi confirmada em maio de 1994 em uma sentença do Tribunal Regional Federal.

Então considerado oficialmente o primeiro clube a conquistar cinco vezes o título de campeão brasileiro (1977,1986,1991, 2006 e 2007), o Tricolor Paulista recebeu da Caixa Econômica Federal, a Taça em fevereiro deste ano. Entretanto, a entidade máxima do futebol reconheceu o clube carioca como campeão daquele ano junto com os nordestinos e criou a briga entre os times.

No Brasileiro, o São Paulo está na terceira colocação, com 46 pontos, e vai enfrentar o Cruzeiro nesta quarta-feira, às 21h50, na Arena do Jacaré.


int(1)

Justiça caça liminar e São Paulo terá de devolver Taça das Bolinhas