A Juventus deu um importante passo para a conquista do título italiano neste domingo, ao vencer em casa o Catania por 1 a 0, com gol aos 46 minutos do segundo tempo, fazendo com a equipe abra nove pontos de vantagem para o Napoli, que perdeu para o Chievo, fora de casa, por 2 a 0.

Agora, faltando 10 rodadas para o fim da competição, a equipe de Turim chegou aos 62 pontos, contra 53 da equipe napolitana, 51 do Milan, que na sexta-feira venceu o Genoa, na abertura da 28ª rodada.

O gol da vitória na partida de hoje foi marcado por Emanuele Giaccherini, que havia entrado aos 30 minutos do segundo tempo. O meia balançou as redes em uma jogada que sintetizou a blitz que a ‘Juve’ promoveu em busca do gol da vitória. O italiano aproveitou rebote de Mariano Andújar em cruzamento de Paul Pogba, em com raiva, estufou as redes.

Em Verona, com grande colaboração do goleiro Christian Puggioni, que defendeu cobrança de pênalti do goleador uruguaio Edinson Cavani, no início do segundo tempo, o Chievo venceu o Napoli por 2 a 0.

Os dois gols da equipe da casa foram marcados na etapa inicial, primeiro com Boukary Dramé, aos 12 minutos de jogo, e depois com Cyril Théreau, aos 43. A equipe de Verona ainda contou com o meia brasileiro Luciano, que entrou aos 12 minutos do segundo tempo, logo depois do pênalti perdido por Cavani.

A vitória, além de complicar vida do Napoli, que pode começar a ficar ameaçado, inclusive na conquista da vaga na Liga dos Campeões da Europa, fez o Chievo se afastar da zona de rebaixamento. Agora a equipe ocupa o 14º lugar, com 32 pontos, oito acima do Siena, primeiro entre as equipes que cairiam.

Outros destaques da rodada foram os hat-tricks anotados em dois jogos. O atacante colombiano Víctor Ibarbo foi o autor dos três gols do Cagliari na vitória sobre a Sampdoria, por 3 a 1. O argentino Maxi López, ex-Grêmio, descontou cobrando pênalti.

Com a vitória, a equipe da Sardenha sobe provisoriamente para o 12º lugar, com 34 pontos. O time de Gênova, por sua vez, cai para a 11ª colocação, estando com um ponto a mais que o rival de hoje.

Outro goleador do dia foi o brasileiro naturalizado italiano Amauri, do Parma. A equipe ainda saiu atrás do Torino, com gol aos 11 minutos do segundo tempo de Santana. Depois começou o show do atacante, que marcou aos 32, 38 e 46 da etapa final. Sansone, de pênalti, fez de pênalti aos 35, completando o placar da vitória por 4 a 1 da equipe da casa.

Em duelo de time da parte baixa da tabela, o vice-lanterna Palermo sofreu nova derrota, para o Siena, rival imediatamente a sua frente no Italiano, por 2 a 1. Innocent Emeghara e Alessandro Rosina fizeram para o time visitante, depois que o meia Anselmo, ex-Palmeiras, São Caetano e Grêmio Barueri havia aberto o placar.


int(1)

Juventus vence no sufoco, vê Napoli perder e abre 9 pontos no Italiano