Na manhã deste sábado, na cidade japonesa de Kumamoto, a seleção brasileira feminina de vôlei bateu a Coréia do Sul e manteve a terceira posição na Copa do Mundo, apenas um ponto atrás da Itália e dos Estados Unidos. Os três primeiros colocados do torneio garantem vaga nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. O time de Zé Roberto Guimarães venceu as sul-coreanas por 3×0, com parciais de 25/15, 25/17 e 25/17.

O Brasil entrou em quadra com Sassá no lugar de Jaqueline, que sofreu uma contratura na coxa direita e foi poupada. Talvez por isso, a equipe encontrou certa resistência no começo da partida e não conseguiu abrir mais de dois pontos de vantagem até o primeiro tempo técnico, quando o placar mostrava 8×6.

Sassá quebrou o passe das asiáticas quando foi para o saque, logo depois das rápidas orientações do treinador, e o Brasil ampliou a vantagem para 12/7. Depois disso, o time verde e amarelo disparou e abriu 13 pontos, ficando bem perto de fechar o set com 23/10. A seleção sul-coreana ainda descontou cinco pontos antes de Sassá encerrar a etapa em 25/15 numa diagonal longa.

No segundo set, as adversárias ficaram pela primeira vez à frente no placar, mas o equilíbrio terminou no tempo técnico, quando a Coréia do Sul vencia por 8×7. Zé Roberto Guimarães arrumou o time mais uma vez e o Brasil virou com cinco pontos em seqüência. Com entrosamento exemplar entre a levantadora Fofão e as atacantes, a vantagem foi ampliada para mais de cinco pontos e a vitória da parcial veio com um erro das coreanas, fechando em 25/17.

A terceira etapa não começou equilibrada como as anteriores. A seleção brasileira saiu atrás, mas logo tomou o controle do jogo e a vantagem nunca foi menor do que quatro pontos. No final, Paula Pequeno encerrou o set em 25/17 e a partida em 3×0 para o Brasil.

No domingo, o Brasil joga pela última vez na terceira etapa da Copa do Mundo, contra a seleção da República Dominicana, às 7h05 de Brasília. A Coréia do Sul, por sua vez, enfrenta o time dos Estados Unidos, vice-líder da competição, às 4h05.

Sem mais artigos