Morte do zagueiro Serginho completa oito anos; relembre outras tragédias


Créditos: divulgacao

Uma das maiores tragédias já registradas na história do futebol brasileiro, a morte do zagueiro Serginho, ex-jogador do São Caetano, completa neste sábado (27), oito anos. O mal súbito causado por uma parada cardiorrespiratória no gramado do estádio do Morumbi fez com que o atleta, que na época tinha 30 anos de idade, fosse levado ao hospital às pressas e falecendo 40 minutos após o seu atendimento no campo.

Porém, não foi apenas no Brasil que os torcedores e espectadores do futebol firam chocados com esse tipo de acontecimento. Outras histórias semelhantes à de Serginho aterrorizam até hoje e preocupam atletas, médicos, dirigentes e familiares dos jogadores de futebol.

Listamos os principais casos envolvendo mortes de jogadores de futebol no gramado e relembramos fatos como a morte de Fehér e Vivien Foé, que antecederam o caso Serginho, que sensibilizou o mundo inteiro, alertando todos sobre os problemas que podem ser causados em um esporte de alto rendimento sem a devida precaução médica.

Marc-Vivien Foé: o camaronês, de 28 anos, desmaiou no estádio Gerland, em Lyon, na França, no dia 26 de julho de 2003 e, por conta de um hipertrofia cardíaca, acabou morrendo minutos após o ocorrido.

Miklós Fehér: ex-jogador do Benfica, o húngaro de 24 anos teve uma parada cardiorrespiratória sofrida no jogo contra o Vitória de Guimarães. O atacante chegou a receber um cartão amarelo antes de sofrer o mal súbito.

Piermario Morosini: no dia 14 de abril deste ano, o jovem de 25 anos caiu no gramado aos 31 minutos do primeiro tempo, quando o Livorno, seu time, vencia o jogo por 2 a 0. Morosiniainda recebeu massagem cardíaca, mas não resistiu.

Daniel Jarque: Ex-jogador do Espanyol, Jarque tinha 26 anos e, por conta de uma assistolia, teve um infarto no gramado e acabou falecendo no dia 8 de agosto de 2009.

Endurance Idahor: No dia 6 de março de 2010, o jogador do Al-Merreikh morreu dentro da ambulância, em decorrência de um ataque cardíaco. Veja no vídeo abaixo.

Fred: Jogador de 32 anos do Mesquita, Fred sofreu um infarto durante jogo de sua equipe no dia 8 de maio de 2010 e como não havia um desfibrilador à beira do campo, o socorro demorou 13 minutos para chegar e o atleta não resistiu. 

Antonio Puerta: atleta de 22 anos, do Sevilla, Puerta desmaio desmaiou durante a partida contra o Getafe, no dia 28 de agosto de 2007, foi socorrido e saiu andando até o vestiário, onde sofreu uma parada cardíaca. Levado ao hospital, ele ainda sofreu mais nove paradas cardiorrespiratórias em apenas três dias e acabou falecendo.


int(1)

Morte do zagueiro Serginho completa oito anos; relembre outras tragédias no futebol