O tenista espanhol Rafael Nadal conquistou neste domingo seu oitavo título do torneio de Roland Garros ao derrotar na decisão seu compatriota David Ferrer por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-2 e 6-3 em 2 horas e 16 minutos de partida.

Este foi o 12º título de Grand Slam de Nadal, que empatou com o australiano Roy Emerson na lista de maiores campeões dos principais torneios do circuito mundial de tênis e está atrás somente do suíço Roger Federer (17) e do americano Pete Sampras (14). O espanhol também se tornou o único tenista a ganhar pelo menos um Grand Slam em nove anos consecutivos.

Nadal dominou do começo ao fim a quarta final entre dois espanhóis de um torneio que completa 112 edições e manteve o posto de ‘rei de Paris’, como nos últimos anos, com exceção da derrota em 2009 para o sueco Robin Soderling.

O ex-número 1 do mundo, que voltou à plenitude de sua forma após um ano marcado por lesões. Nesta edição, superou o sérvio Novak Djokovic nas semifinais em uma partida épica, e na final, arrasou Ferrer, que não tinha perdido um set sequer no saibro parisiense.

Já se vão oito anos desde que Ferrer conseguiu sua única vitória no saibro sobre Nadal e, de lá para cá, foram 15 triunfos do tenista, natural da ilha de Mallorca.

Hoje, Ferrer jogou de igual para igual nos cinco primeiros games, nos quais Nadal lhe quebrou um serviço, mas em seguida o recuperou. Porém, a partir do placar de 3-2 a seu favor, o jogo foi amplamente dominado pelo ex-número 1 do mundo, que ganhou sete games consecutivos, fechando o primeiro set em 6-3 e abrindo 3-0 no segundo.

Foi então que apareceu a chuva, e as bolas altas de Nadal perderam um pouco de eficácia. Mas o saibro ainda mais lento também não pareceu beneficiar Ferrer, que só conseguiu ganhar dois games no set.

Além da chuva, nessa parcial houve dois incidentes provocados por manifestantes contra a legalização do casamento gay na França, que obrigaram a organização do torneio a interromper brevemente a partida. No primeiro deles, um homem invadiu a quadra usando uma máscara e carregando um sinalizador, mas foi rapidamente detido pelos seguranças. Depois, outro manifestante foi contido antes de chegar à quadra central.

Com dois sets atrás, a partida se transformou em um calvário para Ferrer, que até conseguiu quebrar o saque de Nadal e prolongar o duelo. Mas nem de longe foi o suficiente para aspirar a uma reação. Nadal devolveu a quebra no oitavo game e confirmou seu serviço para ganhar a partida e levar seu oitavo troféu de Roland Garros para casa.


int(1)

Nadal arrasa Ferrer e conquista oitavo título em Roland Garros

Sair da versão mobile